COMUNICADO

 

A Rio Ave Futebol Clube, Futebol – SDUQ, face aos acontecimentos do dia de hoje aquando do treino conjunto com o Leixões SC vem comunicar o seguinte:

 

No âmbito da preparação da época que se inicia, o Rio Ave FC programou no seu calendário de jogos e treinos conjuntos, de caracter amigável, dois encontros com o Leixões SC. Um no dia de hoje, no nosso estádio, em Vila do Conde, outro no estádio do Mar, em Matosinhos, no dia 15 de Julho.

 

O treino conjunto de hoje, sábado, dia 8, marcado para as 17.30 horas seria realizado aberto a todos os adeptos, prática comum em Vila do Conde, dado que o nosso Clube não tem qualquer historial de violência ou desacatos em partidas, muito menos de pré-época, onde gostamos de sentir de perto o apoio dos nossos sócios. É aliás um hábito que nos orgulha.

 

Sendo um treino conjunto, sem caracter oficial, as portas do estádio estavam abertas, recordamos, prática comum, partindo do pressuposto que os adeptos visitantes partilham da mesma atitude cívica.

 

O Leixões SC fez-se acompanhar de vários adeptos que se sentaram nas bancadas, junto dos nossos sócios, em ambiente salutar e festivo.

 

Os 27 minutos de treino decorreram dentro da normalidade, sem que se tenha verificado qualquer problema dentro ou fora do campo.

 

Não existiu qualquer, confronto, provocação ou algum sinal de animosidade entre os jogadores, pelo contrário. O treino decorreu dentro dos parâmetros normais.

 

Após uma falta mais dura sobre um dos nossos jogadores (Jaiminho), começamos a assistir a desacatos entre um grupo de adeptos de ambos os Clubes sem perceber a origem ou o porquê.

Tendo esta situação se arrastado durante vários minutos e assistindo a várias agressões, o Rio Ave FC decidiu terminar o encontro e recolher aos balneários, convidando o Leixões SC a fazer o mesmo, chamando de imediato as autoridades.

 

As Direcções de ambos os clubes, jogadores, equipas técnicas e demais staff, nunca, em momento algum, estiveram em desacordo ou reagiaram de forma menos própria. Todos, reunidos no relvado, partilharam da preocupação dos seus e da forma de terminar o encontro de maneira segura.

 

Foi imediatamente, no local, comunicado à Direcção do Leixões e seu técnico, que o segundo jogo, no estádio do Mar, não teria condições para se realizar por razões de segurança.

 

 

Uma hora depois, o Rio Ave FC é confrontado por um pretenso comunicado do Leixões SC, no eu facebook oficial, dando conta dos desacatos, ilibando por completo os seus adeptos e imputando as culpas no Rio Ave FC, por ter aberto as portas do jogo e sem agentes de segurança.

Assim é descrito:

manifestar o seu repudio pelos acontecimentos desta tarde no jogo de treino com o Rio Ave e realçar que os mesmos não se devem aos seu adeptos, cerca de 150, que assistiam ordeiramente ao jogo”

 

Mais adianta que os desacatos terão tido origem num acontecimento assim descrito:

 

“quando um dos adeptos do nosso clube acompanhado pela filha de 3 anos foi ameaçado com um facão de 20 cmts pelo Pai de 2 jogadores do Rio Ave”.

 

Surpresos pelo comunicado, depois das conversas e das preocupações partilhadas pelas Direcções dos Clubes, o presidente António da Silva Campos entrou em contacto telefónico com o seu homologo do Leixões, questionando o porquê daquele comunicado que descrevia os acontecimentos de forma errônea e se assumia como um acto  de desresponsabilização inaceitável.

A surpresa seria ainda maior quando foi referido pelo presidente do Leixões SC que desconhecia tal comunicado, que não seria da sua autoria ou com a sua permissão.

 

O Rio Ave FC lamenta que assuntos destes sejam abordados e tratados com tal ligeireza e sem a responsabilidade devida.

 

Lamentamos também que a imprensa se apresse a descrever os desacatos no estádio, sem ouvir sequer todas as partes.

Comunicação social que não demonstrou interesse em estar presente no estádio para acompanhar o encontro, já que era aberto a todos, mas que depois se mostra interessada em publicar algo depressa porque existiram problemas nas bancadas e o faz cometendo erros graves.

 

Lamentamos os actos praticados que levaram à interrupção do treino conjunto, reafirmando que o Rio Ave FC, Direcção, jogadores e equipa técnica, não se revêm nos mesmos.

Lamentamos que possam haver adeptos de futebol que entendam que a paixão ao seu Clube vá além dos comportamentos normais de civismo, independentemente do Clube.

 

Os adeptos do Rio Ave FC, reafirmamos, não têm histórico de violência, bem pelo contrário, são conhecidos pela sua paixão ao Clube, pelo acompanhamento próximo e pelo apoio, nos bons e maus momentos.

Se algum adepto do Rio Ave FC teve algum comportamento menos próprio, seja qual for a sua origem, provocado ou não, será sempre inaceitável e condenável. Este não é o nosso futebol.

A RIO AVE FUTEBOL CLUBE; Futebol – SDUQ