Nesta terça-feira, dia 3 de Dezembro, assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e o Rio Ave FC aproveitou esta data para voltar a um lugar onde sempre foi bem recebido: ao Centro de Apoio e Reabilitação para Pessoas com Deficiência (CARPD), em Touguinha, concelho de Vila do Conde.
Este dia tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e também, promover uma mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.
No Centro de Touguinha, o diretor Sérgio Pinto, recebeu a comitiva do Rio Ave FC, representada por Amine e Tiago Morais. Os jogadores tiveram oportunidade de testemunhar o trabalho que é ali desenvolvido na primeira pessoa e a receção que tiveram é sinónimo de felicidade. Aliás, as principais missões do CARPD são ajudar a desenvolver processos de valorização pessoal; permitir o acesso a ajudas técnicas adequadas; criação e promoção de condições propiciatórias de autonomia e bem-estar.
O trabalho que ali desenvolvem é meritório e a ele prestamos a nossa homenagem. Ali, quer em residência temporária, quer em residência definitiva, acompanham pessoas portadoras de deficiência e oferecem-lhes um acompanhamento de qualidade nas áreas onde são diagnosticadas carências importantes. No CARPD contam também com um Centro de Actividades Ocupacionais, que tem como finalidade proporcionar ao utente um conjunto variado de atividades, fazendo emergir as suas capacidades.
No pavilhão cheio de utentes entusiastas, jogou-se boccia, matrecos e ténis de mesa; cantou-se o hino do Rio Ave FC e fez-se o comboinho. Uma verdadeira animação, numa tarde diferente e cheia de significado para todos os envolvidos.
A despedida foi feita por entre abraços genuínos, com a promessa de nos voltarmos a ver em breve.