FC Porto vs RIO AVE FC: Antevisão

 

Em Conferência de Imprensa de antevisão ao confronto com o FC Porto, Nuno Espirito Santo reconheceu o grau de dificuldade do jogo mas recusou classificar o mesmo de “o mais dificil”.

O treinador do Rio Ave FC acredita que somente com uma postura solidária e organizada será possível surpreender o conjunto portista.

Confira de seguida das declarações de Nuno Espirito Santo:

Convocatória de Hassan e Kiki
É essencialmente provocar-lhes o estímulo de um grande jogo e de um grande palco. O acesso a estarem presentes no jogo com a equipa num dos melhores estádios portugueses contra uma das melhores equipas portuguesas, essencialmente isso. Hoje em dia, com as decisões que têm sido tomadas a nível do concelho de disciplina, tudo pode acontecer. Repare, nós estamos à espera que nos seja designado o adversário da meia-final da taça da liga. Já projectamos o jogo com o F.C Porto, já projectamos com o do Vitória de Setúbal, neste momento não sabemos, portanto… vão para estágio, estão connosco… vamos ver. Repito, vão estar connosco e não vou mentir, o jogo não está preparado com ele [Hassan] mas como tem sido presença habitual na equipa… vamos esperar até à hora do jogo.

Grau de Dificuldade do jogo com o FC Porto
O jogo em si será extremamente difícil, mas não será de todo o mais difícil. Eu passo a explicar: jogar no Dragão, nesta fase da competição, com a noção da competição que temos vindo a fazer, não nos vamos iludir com nada. Não podemos descorar os aspectos fundamentais que são a força do Porto em casa, mas também não descorar que temos de jogar do mesmo modo, ou seja, organizados, com critério na saída e acima de tudo motivados e conscientes que também vamos ter muito talento no campo. Os nossos jogadores estão num processo de fantástico crescimento a todos os níveis e isso vê-se cada vez mais ao resolverem os problemas com soluções que o processo de treino nos tem dado, por isso muito esperançados de ir ao Dragão fazer um bom jogo.

Efeito do jogo da Liga dos Campeões na prestação do FC Porto
Acredito que planteis como o que tem o FC Porto, e com a equipa técnica que apresenta, o cuidado que tem a nível de recuperação dos seus jogadores não vai ser factor determinante no desenrolar do jogo.

Formula para vencer no Dragão
Formula? Não acredito que haja. Deverá haver sim muita obrigação, solidariedade. Se formos a um certo nível teremos que tentar igualar as unidades no meio campo para conseguir equilibrar e o jogo irá traduzir-se com princípios individuais.

Objetivos do grupo rioavista
O único objectivo que temos e a que somos candidatos é ir a este jogo para disputar os três pontos. É dessa forma que encaramos porque penso que o ser candidato não significa nada, porque neste momento todas as equipas da liga são candidatas a tudo. Portanto, dito isto só há uma maneira de ser candidato, conquistar três pontos em cada jogo e ser consciente. Sem entrar em demagogias, o Rio Ave FC tem 29 pontos, se chegar o momento de assumirmos qualquer tipo de candidatura oficial, assim o faremos mas não há nada assegurado. O maior desafio pela frente é, em cada jogo, superarmos os nossos limites, se assim fizermos seremos mais fortes e vamos continuar o nosso processo de crescimento. É a ideologia do grupo, não é demagogia, é sentimento.

Sentimento pelo regresso ao Dragão
Terá sempre. Pelos anos passados e as épocas em que representei como jogador o F.C Porto terá sempre um significado especial mas o facto de neste momento estar essencialmente noutras funções e com o passar de jornada atrás de jornada esses sentimentos vão-se dissipando. E não, não vou sentir nada de diferente do que sinto quando defronto qualquer outro adversário.

Possível reacção dos adeptos portistas no regresso ao Dragão
Penso e acredito que os grandes protagonistas do jogo são os jogadores. Sei também que não há nenhum adepto que vá ao estádio para ver um treinador. Vai realmente para ver os jogadores. Os adeptos do F.C Porto de certeza que vão ao estádio para ver os seus jogadores e disfrutar de um bom espectáculo, não penso que seja a minha presença o factor que leve a verem o jogo.

Ausência de Hassan pelo Rio Ave FC, e Mangala e Alex Sandro pelo FC Porto

Falo primeiro do Rio Ave FC. A ausência do Hassan será colmatada com qualquer outro companheiro que vá entrar em campo sabendo que vai estar preparado para o fazer, conhecendo o processo da equipa, portanto, estou perfeitamente tranquilo em relação a isso. A não presença do Mangala e do Alex Sandro no jogo? Sei que o F.C Porto tem soluções válidas para irem a jogo. Estou curioso para saber qual vai ser o defesa esquerdo do Porto, estou extremamente curioso, porque os jogadores referidos são os dois jogadores que nesta época fizeram essa posição. Portanto, vai ser um dado novo o factor de quem vai ser o defesa esquerdo do FC Porto amanhã.

Estratégia frente ao FC Porto
Ganha-se ao Porto ou a qualquer outra equipa indo a jogo. Não acreditamos, nós Rio Ave FC,  e nunca o fizemos, e já jogamos em grandes estádios contra grandes equipas, em virar as costas ao jogo, nunca renunciamos ao jogo. Agora, somos completamente conscientes que só há uma maneira de vencer… muito organizados, atacar de forma equilibrada, saber defender para querer atacar.

Análise do jogo do FC Porto com o Málaga
O FC Porto tem se apresentado de forma muito forte e tem realmente uma dinâmica de jogo em que consegue diminuir bastante o espaço e a parte ofensiva do adversário. Foi assim contra o Málaga, estamos a falar de uma grande equipa espanhola, em que realmente o F.C Porto foi dominador. Não houve nenhum factor surpresa nesse jogo e creio que amanhã o FC Porto não vai mudar o seu padrão de jogo, portanto estamos perfeitamente identificados com o que fizemos durante a semana: analisamos e projectamos o jogo com a consciência do que nos espera amanhã.  

Embarque Rumo À Vitória!