O Rio Ave FC assinou uma reviravolta épica este sábado ao bater o Gil Vicente por 2-4, em Barcelos, num jogo em que a superioridade vilacondense foi clara do primeiro ao último minuto, apesar das dificuldades iniciais na finalização.
A partida começou com intensidade e logo aos 5 minutos surgiu a primeira grande oportunidade para o Rio Ave FC: Patrícia Dias recuperou a bola no meio-campo e lançou Rafaela Mesquita em profundidade, mas a jogadora encontrava-se em posição irregular, anulando a jogada. Contra a corrente do jogo, foi o Gil Vicente a inaugurar o marcador aos 11 minutos, na sequência de um livre mal aliviado. Apesar do domínio vilacondense, o Gil mostrava-se eficaz nas raras incursões ofensivas. O empate chegou aos 32 minutos, fruto de uma desatenção defensiva do Gil Vicente. Godói aproveitou e colocou justiça no marcador. No entanto, pouco depois, um remate “do outro mundo” devolveu a vantagem à equipa adversária, fixando o resultado em 2-1 ao intervalo. A segunda parte trouxe um Rio Ave FC determinado a mudar o rumo do jogo. A entrada de Mafalda Marujo trouxe energia extra e quase resultava em golo logo no primeiro minuto do reatamento. Pouco depois, Regina Pereira cabeceou à trave na sequência de um canto, avisando do que estaria por vir. A igualdade chegou após um canto cobrado por Beatriz Conduto, com Carlota Cristo a aparecer bem posicionada para encostar para o 2-2. Pouco depois, novo canto, desta vez com uma assistência milimétrica de Paulinha, e Carlota Cristo, imparável, bisava na partida, colocando o Rio Ave FC pela primeira vez em vantagem. A festa ficou completa quando Regina Pereira, numa exibição de grande nível, fez o quarto golo da turma liderada por João Marques, novamente assistida por Paulinha, coroando uma exibição de luxo da ala vilacondense.
O apito final confirmou uma vitória justa e importantíssima do Rio Ave FC, que demonstrou união, espírito de equipa e qualidade de jogo, perante um Gil Vicente que foi eficaz, mas incapaz de travar a avalanche ofensiva dos visitantes na segunda metade.
Gil Vicente FC – Rio Ave FC
Ao intervalo: 2-1
Onze inicial: Daniela Miranda, Jéssica Gonçalves, Paulinha Ferreira, Marthe Enlid, Diva Meira, Ana Pais, Godói, Regina Pereira, Patrícia Dias, Carlota Cristo e Rafaela Mesquita
Jogaram ainda: Raquel Baltazar, Beatriz Conduto, Mafalda Marujo e Joana Cunha
Marcadoras: Carlota Cristo (2), Regina Pereira e Godói.
Treinador: João Marques