Diário da Presença no Uefa Elite Youth Study Group

Boa noite família Rioavista, está a terminar o primeiro dia do STUDY GROUP SCHEME – ELITE YOUTH FOOTBALL  na Holanda (Amesterdão), onde eu com muito orgulho represento o nosso clube. É mais um passo para a nossa afirmação na elite do futebol Nacional e Internacional, acredito que se alguém dissesse que nós estaríamos neste patamar atual há uns anos atrás, com certeza que muita gente se iria rir e afirmar que não seria possível.

Pois é, mas é verdade, aqui estou eu na Holanda, com toda a certeza a dignificar o nosso clube, de uma forma competente e valorizada pelos constantes elogios por parte dos outros clubes nacionais aqui presentes (Porto, Sporting, Braga, Benfica, Setúbal, Nacional, Belenenses, Estoril) e pelos selecionadores nacionais que aqui estão (Prof. Edgar Borges e Hélio Sousa).

Este é o primeiro texto que irei escrever sempre ao fim do dia, destes 4 dias na Holanda, sempre com o objetivo de vos dar a conhecer um pouco do meu dia a dia e essencialmente dar-vos a mostrar o que de bom tem esta iniciativa para o nosso clube.

Bem, para terem uma ideia, acordei ás 5 horas da manhã num hotel em Lisboa para ir para o aeroporto (voo ás 7:05h). Chegamos a Amesterdão por volta das 11:30h, hora de Amesterdão (+ 1 hora do que em Portugal). Passo a citar depois toda a programação após a chegada:

 

12h – Partida para o Hotel Van der Valk;

12:30h – Chegada ao Hotel – chek in – recebemos roupa para o Study group;

13:30h – Almoço no Hotel;

15:30h – boas vindas pelo Edwin Petersen e pelo Kiri Kalaitzis (membros da federação Holandesa de Futebol, o primeiro é selecionador sub 16 e scout dos sub 21) – apresentação do programa;

16h – Apresentação por parte de Edwin Petersen do tema “Reconhecimento do Talento e o seu desenvolvimento” – Holanda;

 

16:45h – pausa

17h – Discussão de temas, com a criação de subgrupos, por isso eram feitos subgrupos de 3 treinadores de cada país, onde nós, perguntávamos e falávamos sobre as realidades dos diferentes grupos.;

18h – Apresentação do grupo da Turquia – a realidade da formação desse país;

19h – encerramento

19:30h – Jantar no Hotel (partilha de ideias entre os elementos da comitiva de Portugal).

 

E assim foi este primeiro dia, foi um dia um pouco cansativo, estou agora a escrever-vos no meu quarto, onde daqui a pouco vou descansar com um dos meus objetivos alcançados, ou seja, levar o bom nome do Rio Ave além fronteiras.

Parabéns Rio Ave e quero que saibam que sinto um orgulho enorme em fazer parte desta família. Até Amanhã!

                                                                       François