Anualmente a UEFA promove um Grupo de Estudos dedicado à formação de jovens futebolistas. O Rio Ave FC já integrou a lista de convidados há 3 anos e volta agora a fazer parte da Elite do Futebol de Formação no âmbito Europeu.
O Coordenador Técnico da Formação, Francisco Costa, recorda que esta chamada é sinal que o Rio Ave está entre os 8 melhores do país, nos critérios da FPF e acredita que isto se deve ao trabalho que tem sido desenvolvido e que culminou em bons resultados como a presença de uma equipa de cada escalão nos campeonatos nacionais ou, o acesso à fase de apuramento de campeão por parte da equipa de juniores.
Sobre a experiência neste grupo de trabalho, Francisco Costa, considera extremamente enriquecedora por vários motivos, desde a compreensão de realidades diferentes, em infraestruturas e metodologias, ao convívio com outros colegas coordenadores que nos permitem criar laços que podem ajudar o clube. O coordenador técnico destaca ainda que esta presença é dignificante e prova que estamos no rumo certo.
Olhando para a Formação Rioavista e o projecto em que está sustentada, o coordenador, que também já foi treinador na formação do Rio Ave, afirma que a única coisa que a distingue de outras formações com prestígio e dos clubes grandes são as condições estruturais e financeiras e lembra que no Rio Ave já se trabalha a um bom nível, com bons técnicos e um espírito de camaradagem e, ao mesmo tempo, de exigência muito forte.
Em relação aos últimos anos e ao trabalho que tem sido feito, Francisco Costa destaca o alargamento da base de selecção, o que, de forma prática, se traduz na criação de 6 novas equipas de escalão sub-12 e inferiores. Para o coordenador técnico isto significa que daqui a 5 anos podemos ter juniores com 11 ou 12 anos de Rio Ave. A mística do clube, a exigência dos adeptos, os princípios e o modelo de jogo rioavista vão poder ser apreendidos de forma mais completa pelos jovens jogadores.
Francisco Costa acredita que com o trabalho que está a ser realizado o Rio Ave FC pode continuar na Elite do Futebol de Formação Europeu.
Recordar que as duas presenças neste Grupo de Estudos da UEFA foram alcançadas sob a Direcção presidida por António da Silva Campos.