Menu

Estádio do Rio Ave Futebol Clube
Rua Dom Sancho I
4480-876 Vila do Conde

Telefone Geral
252 640 590

Rio Ave Store Estádio
Morada:
Rua D.Sancho I – Estádio do Rio Ave Futebol Clube
Horário:
9h30 às 12h30 e das 15h às 19h (terça feira a sexta feira)
10h à 13h e das 15h às 18h30 (sábado)

E-mail:
[email protected]

Cinco Meses de História

7 de Outubro de 2014

A data, por si só, não parece encerrar nada de especial. Trata-se de um dia típico de Outono, “vazio” de qualquer valor ou carga festiva, digno de ser celebrado ou até recordado?!

O Campeonato Nacional volta a parar. As datas para compromissos de selecção impõem mais uma pausa competitiva. É a oportunidade de recuperar o fôlego, principalmente para alguém, como o Rio Ave Futebol Clube, que desde o mês de Agosto tem vivido a um ritmo frenético o acumular de jogos ditados e divididos pelos desafios encarados.

É por isso que esta data é especial. Não é um dia qualquer. É o dia que deve servir para recordar e responder à principal questão: “Porque é que tudo está a ser assim?”

Porque o Rio Ave Futebol Clube encarou a época de 2014/15 com a atitude de quem queria dar seguimento a um trabalho que vem de trás.

Baste recuar no calendário quase meio ano, mais precisamente 5 meses. Percorrer no sentido inverso ao normal desenrolar dos dias e parar no dia 7 de Maio de 2014. Assim é mais fácil.

A 7 de Outubro faz precisamente 5 meses que o Rio Ave Futebol Clube chegou à Final da Taça da Liga. Leiria reservava o prémio de uma caminhada surpreendente numa competição que abria as portas de um sucesso que não seria efémero. Porque logo depois seguiu-se o Jamor e a final da Taça de Portugal. As vitórias nas Finais não foram conquistadas, é certo, mas em Leiria foi conquistado o primeiro passo de uma emancipação e a uma maturação de um Clube que vem a trabalhar para crescer e fazer-se alguém no panorama nacional.

Foi o primeiro passo de um futuro que no final da época viu projectar-se numa aventura europeia que se desejava, mas que se sabia não ser fácil.

Um êxito que se reflectiu até na “ida” do então treinador para outros rumos, cobiçado pelo que havia conquistado no Rio Ave Futebol Clube. Também ele encarou um Novo Desafio e… o trabalho está a ser comprovado no clube que agora orienta, num campeonato tão competitivo.

Um êxito que se transformou num sonho… no Novo Desafio que seria chegar a uma fase de grupos de uma prova europeia, pela primeira vez na história do Clube, da cidade e das suas gentes.

Um sonho que exigiu começar bem cedo, passo a passo, seguro mas com as “dores” de quem nunca havia experimentado estes Desafios. Junho passou entre trabalhos e obras, entre paredes que foram abaixo e reuniões, entre investimentos e actos de coragem para poder provar à UEFA que o Rio Ave Futebol Clube era capaz de estar à altura do tal Desafio. Foi aí que escolhemos honrar a cidade, adoptar a sua característica mais nobre, a CORAGEM, para poder oferecer a Vila do Conde os jogos europeus em casa.

Julho foi o mês do trabalho, do correr contra o tempo, de reconstruir um grupo, de “andar com a casa às costas”, de aprender o abecedário europeu. Foi o mês do último esforço e do início da aventura (curiosamente no último dia do mês).

Depois das Finais da Taça da Liga e de Portugal chegava a pré-eliminatória da Liga Europa. 31 de Julho… A primeira viagem, o primeiro jogo, o primeiro festejo… o primeiro jubilo. O primeiro passo para o sonho com a conquista da eliminatória ao Gotemburgo.

Sucedeu-se Agosto e iniciou-se a prova de resistência. Veio a Final da Supertaça, outra vez com aquele nó de que esteve tão perto e seria tão justo conseguir o sucesso…

Veio o Elfsborg e o minuto 93… a felicidade imensa, a perfeita união da cidade com o Clube. As lágrimas de felicidade de quem correu tanto para o conseguir. Veio a celebração de uma família que tinha apostado tudo para conseguir aquele momento.

Veio, depois, o início do campeonato. Vieram as vitórias, chegou o cansaço de quem descarregou a adrenalina em jogos de 3 em 3 dias. As viagens, o stress, o querer estar sempre à altura.

Chegamos ao mesmo ponto do início… 7 de Outubro. Que tem de especial? Tudo! Cumprem-se apenas 5 meses do início de um sonho frenético resumido em 3 Finais, uma pré eliminatória da Liga Europa, um Play-off europeu, uma fase de grupos da Liga Europa e um respirar fundo, depois de 7 jornadas cumpridas, em que se ocupa o 6º lugar da classificação no campeonato, com Liga Europa para se jogar até Dezembro (pelo menos) e uma certeza que, nem o cansaço, nem os mais descrentes vão conseguir alterar ou apagar: A humildade do Rio Ave Futebol Clube é a mesma de há 5 meses atrás. Os princípios e a filosofia são também os mesmos, a Coragem mantém-se. Os objectivos são os mesmos… Aqui ninguém sonha alto. Aqui ninguém é altivo. Crescer não é pejorativo… é sinal de maturidade. Aqui a Coragem é a de sempre, para qualquer Desafio que se encara. E tudo isto só foi possível porque temos um grupo especial, porque todos, na estrutura, se dedicam de corpo e alma ao mesmo sonho e porque temos uma família especial de adeptos que nos fazem sentir orgulhosos e especiais. (“NÓS ACREDITAMOS EM VOCÊS”) Porque Vila do Conde se dilui na imagem do Rio Ave Futebol Clube e porque o Clube se orgulha em ser o estandarte da cidade.

Hoje, é dia 7 de Outubro… pode ser um dia como qualquer outro… ou talvez não!