Novais é, neste momento o jogador com mais golos de livre directo concretizados no futebol europeu, esta temporada. Hoje voltou a deixar a sua imagem de marca ao fazer o 2-o e contribuiu para uma vitoria gorda frente ao Marítimo.
Aos dez minutos já Geraldes obrigava o guarda redes (Charles) dos insulares a uma defesa vistosa negando o primeiro golo do desafio.
Dois minutos depois Charles voltava a estar em destaque ao “roubar” a possibilidade de golo a Guedes, depois de um passe de Geraldes.
Depois foi João Novais, aos 26 minutos, de livre com a bola a ser desviada pelo guarda redes para fora, quando quase entrava junto ao poste.
O pendor atacante do Rio Ave FC era o prenuncio do golo que viria de grande penalidade, depois de Guedes ter sofrido falta na área na sequência de um canto. Pelé é chamado a marcar e faz o 1-o aos 28 minutos.
Onze minutos mais tarde, Novais, de livre faria o 2-0.
Na segunda metade manteve-se o mesmo argumento num filme onde o Rio Ave FC teve o papel principal. Só por uma vez, aos 50 minutos, o Marítimo teve uma oportunidade de marcar e fruto de um erro nosso.
Novais esteve perto de marcar, ao minuto 70, novamente de livre mas a bola bateu num adversário e saiu perto do poste. Não marcou Novais, mas deu a marcar a Diego, que entretanto havia entrado na partida, depois de um cruzamento fantástico do médio português, ao minuto 75.
No final, vitória por 3-0, justa e reveladora dos mais de 60% de posse de bola, do maior numero de remates e oportunidades de golo.