Tinha 16 anos quando pisou os relvados do Rio Ave FC e foi aqui que deu início aquela que viria a ser uma carreira internacional. Fábio Alexandre da Silva Coentrão, natural de Vila do Conde, um dos filhos mais acarinhados das Caxinas… está de regresso à casa que o viu crescer.
Depois de ter sido eleito “Jogador Revelação do Ano”, da Liga de Honra, ganhou uma outra visibilidade. Em 2007, com 19 anos, assinou pelo Sport Lisboa e Benfica, mas acabou por terminar a temporada 2007/2008 emprestado ao Nacional da Madeira. Ainda a título de empréstimo, saltou do arquipélago português para o país vizinho, juntando-se ao Real Zaragoza. Em 2009, ainda como propriedade dos “encarnados”, vem terminar a temporada no Rio Ave FC.
Continuamos em 2009 e desta vez, viajamos até dia 2 de dezembro. Estamos na Liga Europa e Fábio Coentrão acaba de marcar o seu primeiro golo em competições europeias, contra o BATE, da Bielorrússia. Importante é também não esquecer que este foi o ano em que foi convocado, pela primeira vez, à Seleção Portuguesa de Futebol.
Antes de rumar novamente até Espanha, desta vez para jogar pelo Real Madrid, o jogador vilacondense fez uma grande temporada no SL Benfica, onde acabou por conquistar o campeonato e a Taça da Liga. Em setembro de 2010, apesar de renovar o contrato com o clube da Luz até 2016, no ano seguinte o Benfica anunciou que chegou a acordo com o Real Madrid Club de Fútbol para a transferência de Fábio Coentrão. Fez a sua estreia pelo clube da capital espanhola num amigável de pré-época com o LA Galaxy a 16 de Julho de 2011, onde acabou por fazer uma assistência para Karim Benzema, que lhe valeu o título de Homem do Jogo.
Na temporada 2015/2016 é emprestado ao Mónaco e no verão de 2017 regressa a Portugal para jogar pelo Sporting Clube de Portugal.
Depois de 14 anos no mundo do futebol, não há nada como voltar a casa.