O jogo com o Belenenses foi o 30º da temporada (sem contar com os jogos amigáveis de pré-época).
Desde a Supertaça, pré-eliminatórias da Uefa, play-off da Uefa, campeonato, Taça da Liga e Taça de Portugal, o Rio Ave Futebol Clube realizou até à pausa de Natal quase tantos jogos quantos algumas equipas irão realizar na época. Por isso este jogo com a equipa de “Belém” marcou o início de um período de mini-férias (de 23 a 26 de Dezembro) que para Pedro Martins “vêm mesmo a calhar. Os jogadores precisam de descansar”.
À entrada para esta pausa só Marcelo está lesionado, mas há a destacar o facto de Tiago Pinto ter estado nos últimos dias sem treinar, em gestão de esforço, a contas com uma mialgia. Pedro Moreira “pagou também o preço da carga de jogos. Mas não foram os únicos. Tarantini também teve de parar, Nuno Lopes e Lionn também.
É fácil perceber o quão importante será esta pausa para os jogadores quando se olha para os números:
13 jogadores têm 1200 minutos ou mais “nas pernas”.Tiago Cássio e Ukra têm mais de 2000 minutos. Tarantini, Prince e Marcelo mais de 1900 minutos. Diego, mais de 1700. Ukra tem 29 jogos.
Dia 27, o grupo estará de regresso ao trabalho, com dois treinos marcados. O trabalho irá regressar em dose dupla para preparar a Taça da Liga com o FC Porto.