Rio Ave FC e CS Marítimo: uma visita ao passado

O histórico de confrontos entre o Rio Ave FC e o CS Marítimo começa com a vitória da equipa de Vila do Conde, em 1979 e termina, até ao momento, também com motivos de alegria, com o triunfo do conjunto verde e branco, no final de janeiro do ano que agora terminou.

Este domingo, dia 5 de Janeiro, faz precisamente trinta e sete anos, e um mês, que o Rio Ave FC obteve a sua vitória mais expressiva sobre o CS Marítimo. Nesse domingo de 1982, a 5 de Dezembro, a equipa orientada por Quinito, venceu por seis bolas a uma. A vitória festejou-se no saudoso Estádio d’Avenida, depois de Luís Saura, Adérito, Pires e N’Habola – que marcou por três vezes – terem apontado o resultado expressivo.

Uma 12ª jornada que está lá longe no livro de memórias, onde podemos revisitar muitas outras partidas. Até ao dia de hoje, quarenta e sete, para sermos mais precisos.

Apesar de, olhando para o histórico de confrontos, o CS Marítimo ter conquistado mais quatro vitórias do que a equipa vila-condense, a verdade é que nas duas últimas épocas, o Rio Ave FC venceu três dos quatros jogos disputados.

A última vez que a equipa da caravela recebeu o CS Marítimo em Vila do Conde, foi na segunda jornada da época passada. Após o apito final, o marcador indicava a vitória dos vilacondenses por 3-1. Bruno Moreira, marcou o primeiro golo aos 12 minutos. Orientava a equipa, na altura, José Gomes – actual treinador da equipa do Funchal.

Quando chegou a vez da comitiva verde e branca se deslocar até à ilha da Madeira, já sob o comando de Daniel Ramos, o regresso foi feito em modo de festejo após nova vitória. Golos apontados por Diego Lopes (52’) e Schmidt (90+1).

Carlos Carvalhal, por sua vez, enquanto treinador, defrontou o CS Marítimo, por sete vezes – ao serviço do CD Aves, do Belenenses, do SC Braga, do Vitória de Setúbal e do Sporting CP, e os números não podiam ser mais redondos:

  • Duas vitórias, duas derrotas, três empates, oito golos sofridos e… adivinhe-se! Oito golos marcados.

Uma história entre as duas equipas, que já partilham os relvados há mais de 40 anos e que, no próximo domingo, dia 5 de Janeiro, acrescentam mais um parágrafo a esta série de encontros.