Rio Ave FC garante ‘oitavos’ da prova-rainha

Está garantida a presença do Rio Ave FC nos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Os vilacondenses recebiam o super motivado FC Alverca (eliminara o Sporting CP na ronda anterior) e acabaram por se superiorizar e carimbar o passaporte para a próxima fase da competição.

Com um ‘onze’ muito próximo ao que tem disputado os jogos da Liga NOS, Carlos Carvalhal deu claros sinais de que queria uma equipa dominadora e os primeiros minutos mostraram claramente um Rio Ave FC mais afoito à procura do golo. Só Mehdi teve duas soberanas ocasiões mas em ambas viu o esférico sair ao lado.

A inspiração do avançado iraniano estava, contudo, reservada para o minuto 16. A bola cruzou toda a área do Alverca e encontrou o isolado Taremi que só teve de fuzilar as redes do adversário.

O marcador encontrava agora a expressão adequada ao que tinham sido os primeiros instantes do desafio.

Com o avançar do jogo veio o maior obstáculo às equipas, ao vento juntava-se agora a chuva forte, condições que, naturalmente, condicionaram a prestação de ambos os conjuntos, tornando a partida acidentada, com dificuldade de parte a parte em ter um fio de nexo na delineação de jogadas.

Não se estranha, por isso, que as oportunidades escasseassem, embora ainda desse para ver, já aos 72 minutos, Diogo Figueiras atirar para grande defesa de João Bravim ao nível do relvado.

O Rio Ave FC, salvo alguma bola parada mais favorável ao vento, pareceu ter sempre o jogo controlado, acabando por vencer, justamente, uma partida onde era tido como favorito à partida e onde confirmou, em campo, essa maior virtude. E fê-lo, diga-se, num dia em que Vitó e Leandro, este último do plantel de Sub-23, tiveram espaço concedido pelo treinador para se mostrarem ao mais alto nível. No banco esteve também Damien Furtado, igualmente dos Sub-23 rioavistas.

Para Carvalhal, além da satisfação dos ‘oitavos’, sobraram ainda mais dois casos clínicos para reavaliar no regresso ao trabalho: Tarantini e Gabrielzinho saíram com queixas.

O plantel vai agora concentrar-se novamente no campeonato. Joga frente ao SC Braga no próximo dia 2 de Dezembro, segunda-feira.

Registo de destaque, ainda, para a homenagem promovida pelo Rio Ave FC, antes da partida, a Gaspar, antigo capitão vilacondense e que, por curiosidade, também alinhou pelo FC Alverca. Gaspar recebeu, das mãos do presidente António da Silva Campos, uma camisola do Rio Ave FC com o seu eterno número 2, e deu ainda o pontapé de saída simbólico do jogo da 4ª Eliminatória.

 

Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: Rui Costa
Ao intervalo: 1-0
Marcador: Mehdi Taremi (16)

Rio Ave FC 1
Paulo Vítor, Diogo Figueiras, Toni Borevkovic, Nelson Monte, Matheus Reis, Tarantini, Filipe Augusto, Carlos Mané, Gabrielzinho, Bruno Moreira e Mehdi Taremi
Substituições: Tarantini por Vitó (43), Gabrielzinho por Leandro (56) e Bruno Moreira por Ronan (86).
Suplentes não utilizados: Kieszek, Pedro Amaral, Messias e Damien Furtado.
Treinador: Carlos Carvalhal

FC Alverca 0
João Bravim, Ronaldo, Andrezinho, José Semedo, Jorge Bernardo, André Dias, Ibraima Só, Pedro Venaque, João Freitas, Wilson e Alex Apolinário
Substituições: Wilson por Flávio Castro, José Semedo por Erik Mendes e Pedro Venaque por Luis Pinto.
Suplentes não utilizados: Miguel Lázaro, André Duarte, Manel Liz e Ricardo Apolinário.
Treinador: Vasco Matos