RIO AVE FC vs Estoril: Antevisão

 

Após uma sessão matinal em que somente não contou com Jeferson, a recuperar da cirúrgia ao joelho esquerdo, e Pateiro, condicionado após apresentar gripe, Nuno Espirito Santo realizou a antevisão à partida com o Estoril Praia. 

O treinador rioavista afirmou esperar um jogo complicado frente a um conjunto que tem vindo a evoluir positivamente.

Perspetivas para o jogo
Este jogo está à imagem de todos os outros jogos do campeonato será extremamente competitivo pelas boas equipas, com igualdade e com incertezas nos resultados verificados. Não vai variar nada na perspectiva que temos do jogo. Espero um jogo muito difícil, contra uma boa equipa, uma equipa com um processo que explora claramente a velocidade que tem na frente, uma equipa com bons jogadores, portanto vamos ter que estar motivados, atentos, mas com a consciência que temos de estar preparados para defrontar o Estoril.

Comparação com o jogo da 1.ª volta

Como todos os processos tendem a evoluir, o Estoril apresenta claramente um processo de evolução com alguma continuidade que aliás já vem do ano passado em que conseguiram a subida de divisão de forma meritória. Iniciaram o campeonato com essa consistência conseguida na temporada anterior, mas tem vindo a revelar uma equipa em crescendo, prova disso são os resultados recentes. Perspectivamos um Estoril não muito diferente do que analisamos. Um Estoril que joga em contra-ataque, com as linhas baixas, bem organizado, com um meio campo pressionante e que exploram os jogadores com velocidade como o Licá, o Luis Leal, a capacidade de jogo do Carlitos. Estamos bem identificados com o processo de jogo do Estoril.

Disponibilidade de todo o plantel rioavista
É fácil e agradável ter as opções que temos, válidas, que demonstram não só no dia-a-dia no treino mas também em competição. É bastante bom para nós, equipa técnica, termos disponibilidade para se acharmos conveniente utilizarmos este ou aquele jogador, com a certeza absoluta de garantia e sucesso. Não é só fácil, mas também extremamente agradável. Sempre respeitamos os jogadores mas também sabemos que a seriedade demonstrada no dia-a-dia revela que eles sabem acatar as decisões da equipa técnica e também respeitam o nosso trabalho, o de os treinar e fazer evoluir sempre na defesa do grupo porque só há um interesse que é comum e é o sentimento do grupo. Temos que ir a jogo, bem preparados e à procura do melhor resultado. Todos sentimos isso, portanto torna-se mais agradável que assim seja.

Opções para o jogo
Não lhe vou responder a isso de uma forma explícita. Vou-lhe dizer que, como tenho dito até hoje, a nossa perspectiva e a nossa candidatura é ir a jogo todos os jogos, na conquista dos três pontos. Não é de facto um factor determinante a classificação neste momento.

Sucesso dos treinadores jovens na Liga Zon Sagres

Não, não houve coincidências. Há sim trabalho, como disse e bem são dois treinadores que este ano estreiam-se na 1ª divisão com bons resultados, portanto significa que a escola de treinadores portuguesa está de parabéns apesar de a formação ser difícil, ou a não existência de clubes para a evolução dos treinadores. Ainda não temos a nossa formação completa, penso que este ano não vamos conseguir, mas demonstra que há qualidade nos treinadores e acima de tudo há uma grande paixão pelo jogo. É uma característica do nosso povo e como nós fazemos parte da sociedade, eu falo por mim, amamos, cantamos e vivemos com o jogo.

Indecisão quanto à data meia-final da Taça da Liga
Sim, essa é uma questão que já foi abordada a semana passada. Infelizmente, até hoje ainda não temos a data. Uma meia-final já foi disputada e penso que não estamos em igualdade. Seria de todo aconselhável ser realizada no mesmo dia e à mesma hora e isto faz com que nós, Rio Ave, não consigamos de todo programar um ciclo de trabalho para nos prepararmos da melhor maneira possível para essa meia-final, e a incerteza na data faz com que essa falta de programação seja factor de distracção que não é de todo aconselhável.

Objetivos na Taça da Liga
Nós sempre atribuímos a esta competição o mesmo cariz, que foi, vamos sonhar. Vamos saber que esta é uma competição que clubes como o Rio Ave é uma possibilidade boa de estar numa festa e disputar um título. Portanto, primeiro temos um passo a dar que é jogar a meia-final e estamos preparados para ela, e depois pensar, sonhar e alimentar esse sonho que é estar na final, mas não perspectivamos com este ou aquele adversário seja mais fácil. Não é de todo esse o nosso pensamento.      

O Rio Ave Fc volta a treinar este sábado, pelas 10h30, à porta fechada, no nosso Estádio.