Rio Ave utiliza tecnologia GPS

 

O sistema GPSports permite monitorizar diversos factores de treino, desde o impacto físico,  ao nivel fisiológico,  mecanico e muscular, à componente táctica,  recolhendo informação sobre as movimentações dos jogadores, avelocidade que atingem, a aceleração,  entre outros.

 

O objectivo é controlar e tipificar os efeitos de diferentes exercícios nos jogadores e posteriormente analisar que tipo de exercícios são mais representativos do comportamento de jogo.

 

O preparador físico,  António Dias, considera que este é um “instrumento que proporciona um bom feedback e permite uma análise do treino suportada em mais dados” e, lembra que com este equipamento é possivel modificar detalhes nos exercícios e obter feedback sobre essas mudanças.

 

No âmbito de jogo o equipamento permite, por exemplo, perceber se um jogador com elevada frequência cardíaca e com uma elevada distância percorrida está a aplicar esse trabalho no sentido do jogo ou se está a correr no sentido contrário ao jogo.

 

A utilização deste tipo de equipamento representa a aposta na inovação e melhoria do trabalho na qual o Rio Ave e a sua equipa técnica insitem. O uso desta tecnologia é fruto de uma parceria entre o Rio Ave, o Centro de Investigação CIDESD, do Departamento de Desporto da Universidade da Beira Interior e do Departamento de Desporto da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.