RIO AVE FC vs Sporting CP: Antevisão

 

Os resultados dos anteriores confrontos entre o Rio Ave FC e o Sporting CP, bem como a análise do atual momentos dos dois conjuntos, dominaram a Conferência de Imprensa de antevisão à partida de amanhã.

Nuno Espirito Santo apontou o favoritismo ao conjunto leonino mas alertou que a nossa equipa vai a jogar, acreditando ser possível vencer o terceiro desafio com o Sporting CP.


Pensar na terceira vitória frente ao Sporting CP

“Pensarmos é legítimo mas estamos conscientes de que amanhã vamos encontrar um Sporting CP forte, é dado adquirido. Estamos motivados e conscientes acima de tudo que é muito complicado amanhã. O Sporting CP tem boa equipa e muito bem orientada. Este jogo vai ser mais difícil que os anteriores, sem querer ser injusto com o que falei antes. A prova são os resultados recentes que mostram um Sporting CP mais forte.”

Análise ao adversário
“Estamos conscientes que vai ser preciso muito trabalho perante uma equipa organizada, ou seja, temos de atacar de forma organizada e defender de modo solidário. Vamos a jogo conscientes de que, apesar de forte, o Sporting CP tem pontos fracos.”

Desafio frente a Jesualdo Ferreira
“Eternamente grato é eternamente grato. O prof. Jesualdo Ferreira foi meu técnico e depois foi quem me incutiu paixão pelo jogo. O fato de ter aprendido com o Prof. Jesualdo Ferreira e saber como interpreta o jogo é uma vantagem. Tal como referiram, ele é o mestre e eu o aluno, não vamos inverter os papéis.”

Evolução do Rio Ave FC
“O nosso processo de crescimento é contínuo e acreditamos que temos vindo a evoluir. Estamos mais preparados e com maior conhecimento dos princípios que queremos dar ao jogo. É este o nosso foco.”

Momento do Sporting CP
“Quando falo de pontos fracos do Sporting CP não me reporto aos que se passa à volta da equipa mas sim ao jogo. Não há equipas perfeitas, todas têm pontos fracos que o adversário pode aproveitar. A instabilidade não me preocupa, não é o meu foco de atenção. O Sporting CP apresenta melhoria na qualidade do jogo. A qualidade dos jogadores sempre lá esteve e os processos demoram a ser instalados mas já se notam melhorias no Sporting CP. Jesualdo tendo jogadores com qualidade e conseguindo incutir os seus princípios certamente o Sporting CP vai crescer.”

Resultados do Rio Ave FC em casa
“É difícil encontrar resposta. Nunca podemos nos reportar a esse estigma mas neste momento é um fato e não nos agarramos ao fator sorte. Já detetamos algumas situações que passam essencialmente pelo controlo da ansiedade que devemos ter. Um jogo não se decide nos primeiros minutos mas sim no final. Em casa temos perdido e cabe-nos, equipa técnica, controlar isso. Sentem que têm oportunidades e não conseguem materializar em golos, o que cria ansiedade sem sentido pois se trata apenas de um jogo.”

Favoritismo do jogo

“Apesar da classificação do Rio Ave FC estamos a falar de um Sporting CP com grandes jogadores, alguns internacionais. Temos um grupo jovem que tem vindo a crescer e estão em processo de adaptação. Nunca o favoritismo pode ser nosso. Queremos ir a jogo para discutir a vitória. A materializar uma vitória só pode ser atribuída a uma grande capacidade de trabalho e não favoritismo.”

Classificação do Rio Ave FC
“Não vejo como estar na luta pela Europa mas sim jogo a jogo. Não se pode querer ter algo sem se ter já conquistado alguma coisa. O primeiro passo é consolidar o processo de crescimento e o lugar na tabela classificativa.”

Fecho do mercado de transferências
“O mercado fechou ontem e qualquer treinador tinha a perspectiva de uma entrada ou saída. Já tínhamos entre nós elementos nos juniores que temos vindo a integrar progressivamente e com a confirmação de que podem ser utilizados, nomeadamente o Rúben e o Kiki. O Zé Diogo, Diogo Neiva e Rafa também vão integrar os nossos quadros. Temos igualmente de ter jogadores para treino, sendo que consideramos serem vinte e um jogadores de campo mais três guarda-redes o mínimo indispensável. Se fizermos contabilidade percebemos que vamos ter de integrar três desses jogadores e assim podemos utilizá-los, entrando na política do Clube. Queremos dotar o Rio Ave FC de ativos. Estamos contentes por contar com jovens jogadores. Dá-me um prazer especial trabalhar com pessoas que querem trabalhar.”

Prestação de Esmael na Escócia

“Ainda bem que o Esmael está bem pois é nosso jogador e tem apenas 21 anos. Inicialmente teve dificuldade mas acreditamos plenamente no valor do Esmael. Ainda bem que está a ser feliz na Escócia e para o ano vai estar certamente melhor para nos ajudar.”