3ª Edição do Ciclo de Conferências “Às Quintas é Sobre Saúde no Desporto”

A sessão de ontem voltou a ter dois temas em destaque e uma sala cheia para assistir ás palestras. O Dr. André Dias, médico do Rio Ave FC, abordou “As Infecções Respiratórias no Atleta” enquanto o Fisioterapeuta Sérgio Frade falou sobre “Bandas Musculares (Kinesio Tape)”.

Com 45 pessoas a assistir a Sala de Imprensa do Clube encheu com elementos do Departamento de Formação do Rio Ave, de Clubes do Concelho de Vila do Conde, mas também de concelhos limítrofes.

Com dois temas bastante diferentes, os dois palestrantes tiveram uma abordagem semelhante, procurando sempre explicações simples para quadros que, muitas vezes, são bastante complicados.

O Dr. André Dias abordou as “Infeções Respiratórias no Atleta” começando por apresentar os quadros clínicos mais comuns como as gripes, as constipações ou pneumonias. O foco passou por explicar os sintomas mais comuns nos atletas, os riscos para a prática desportiva e para a saúde do indivíduo e também alguns conselhos sobre a forma de tratamento.

Sérgio Frade, fisioterapeuta em Kinesio Tape começou por esclarecer alguns dos mitos existentes em torno da técnica. Assim, ficou posta de lado a ideia de que as diferentes cores têm diferentes efeitos ou que o Kinesio potencia a capacidade física quando na realidade potencia e melhora o rendimento de estruturas debilitadas. Foram abordadas as várias técnicas e tipos de uso do Kinesio Tape.

A próxima sessão das “Quintas Sobre Saúde no Desporto” é no dia 13 de Fevereiro de 2014. O Prof. Dr. André Moreira vai abordar “A Asma no Atleta”, enquanto o Dr. Rui Escaleira vai esclarecer a questão da “Suplementação com Magnésio e Glucosamina”.