Orçamento e Plano de Actidades para 2015/16 aprovados

O Orçamento e o Plano de Actividades do Rio Ave Futebol Clube de 2015/16 foi aprovado por maioria absoluta e com voto de louvor à Direcção do Clube, contando apenas com uma abstenção de um dos sócios presentes.

António da Silva Campos usou da palavra para lembrar a ambição e o sonho que em Junho de 2014 “empurrava” a equipa para uma etapa nova e arrojada. Recordou as dificuldades assumidas para assumir o projecto e os bons resultados conseguidos.

Para a nova época, o presidente do Rio Ave FC apresentou um Plano de Actividades de continuidade, dentro da conjectura económica global difícil.

Os número do Orçamento foi apresentado pela responsável da Área Financeira. Drª Alexandrina Cruz referiu que as contas do Clube, esta época, serão de 396 mil euros, mais 13% do que na época transacta.

As receitas advêm maioritariamente da cotização dos sócios e no apoio municipal que foi drasticamente reduzido desde há duas épocas.

O Futsal terá um orçamento mais reduzido mas com o mesmo objectivo, o da permanência na 1ª Divisão.

Quanto ao Orçamento da SDUQ, este sofre um aumento de 4%, seguindo as directrizes semelhantes do anterior, visando a estabilidade financeira e consequentemente desportiva.

No período destinado à intervenção dos sócios, Francisco Sousa usou da palavra para questionar sobre o início das obras da Sede do Clube. Questionou também sobre as notícias  que versaram da possibilidade de Peter Lim em constituir uma SAD do Rio Ave FC com o seu capital próprio.

António Campos lembrou que a aquisição do edifício da Sede foi uma batalha difícil. Lembrou também que os seus projectos e promessas são para honrar mas sublinhou as prioridades do Clube.

Aquando a qualificação para a Liga Europa, este acontecimento levou a um investimento muito grande no estádio para receber a prova. Num espaço curto de 1 mês o Rio Ave FC realizou as obras necessárias mas teve de abdicar de parte das verbas destinadas à reconstrução da Sede.

O presidente do Rio Ave FC reafirmou que esta reconstrução é um projecto para cumprir mas a responsabilidade de gestão leva a estabelecer prioridades, tais como o pagamento dos compromissos ao Estado e à Banca, bem como os compromissos com funcionários e atletas.

Sobre o pretenso interesse de Peter Lim, António Silva Campos, afirmou que os sócios não se podem deixar influenciar pelas notícias dos jornais. “A SAD só pode acontecer quando os sócios assim o decidirem”.

IMG_8330IMG_8329

Discurso do presidente António da Silva Campos

 

 

Exmo. Sr. Eng.º Mário de Almeida – presidente da assembleia geral do Rio Ave fc

Exmo. Sr. Dr. Abel Maia – vice-presidente da assembleia geral do Rio Ave fc

Exmo. Sr. Dr. Carlos Costa – presidente do conselho fiscal do Rio Ave fc

Caros colegas da Direção do Rio Ave fc

Caros sócios

Voltamos a marcar presença em mais um momento importante da vida do nosso clube.

Tem sido assim ao longo dos 76 anos de vida do Rio Ave fc. Todos os anos reunimos a família rioavista para fazermos um balanço e projetarmos o futuro mais próximo.

Ao longo do último ano repeti várias vezes o orgulho no passado mais recente.

Em junho de 2014 sublinhávamos isso e lançávamos objetivos ambiciosos mas legítimos.

Tínhamos pela frente um ano de desafios, difíceis, quase impossíveis, mas assumimos o propósito de os enfrentar sem virar a cara à luta.

Estamos aqui hoje e eu tenho o orgulho de dizer que fomos corajosos, bravos e dignos do nosso clube.

Vivemos um ano memorável e conquistamos mais um pedaço da nossa história pela bravura e pela honra.

Cumprimos os objetivos da nossa formação, que voltou a ser uma referência nacional. Prova de que o trabalho é bem feito.

Cumprimos os objetivos no futsal, ao permanecer na principal liga nacional, mesmo enfrentando tantas adversidades.

No futebol profissional conseguimos deixar uma imagem muito digna para uma equipa que foi a que mais competição teve e que lutou com todas as forças, também, por vezes contra tantas adversidades.

O clube cresceu. Cresceu em número de sócios.

O clube renovou a sua imagem, apostou nas redes sociais e no contacto com o adepto, no novo site e na loja.

Fomos elogiados por muitos clubes, dirigentes e adeptos como exemplo pelo trabalho apresentado e pelo crescimento conseguido.

Volto a sublinhar – conseguimos tudo isto enfrentando muitas dificuldades e com muito rigor.

Por isso, o plano de atividades e orçamento para este ano desportivo que iniciamos é um plano de continuidade… em tudo.

A conjetura nacional não é famosa. As dificuldades são transversais a todos os sectores da sociedade. Todos sentimos isso no nosso dia-a-dia.

 

A vontade de fazer mais e ir mais além, por vezes, esbarra na realidade das dificuldades e na responsabilidade de não poder ir mais além do que as nossas possibilidades o permitem.

Nós queremos sempre mais. Queremos sempre crescer mais e conquistar mais. Mas temos que ter a perfeita noção de que se os passos não forem seguros e responsáveis, então caímos na loucura e no abismo.

Na formação, queremos continuar a ser uma referência nacional.

É certo que os resultados alimentam a ambição, mas isso só se consegue se trabalharmos bem como o temos feito até aqui.

Queremos continuar a ser referência na prospeção dos jovens valores e projetá-los.

Vamos tentar, gradualmente, melhorar as condições disponíveis para as nossas crianças. Elas são a base do nosso trabalho.

No futsal voltamos a lutar pela permanência na 1ª liga. As dificuldades são imensas. Os financiamentos são quase nulos e isso aumenta o esforço do clube.

Procuramos construir uma equipa que se identifique com a nossa postura. Atletas bravos e corajosos.

No futebol profissional também queremos assumir uma postura de continuidade.

Continuar a crescer e, sobretudo, a cimentar este estatuto de clube de primeira e de referência.

Mudamos muito o plantel. Vamos necessitar de tempo e paciência para ver o trabalho dar frutos. Contamos com o apoio incondicional de todos vós, como aliás tem sido sempre.

Continuamos a querer garantir uma posição digna na tabela, nos primeiros oito classificados e ambicionar pela Europa outra vez.

O orçamento do clube é também um orçamento de continuidade.

Vem na linha do anterior, com pequenos acertos perante a realidade que se nos apresenta.

Tenho a certeza que não irá ser fácil mais este ano.

Mas também tenho a certeza de que não vamos estar sozinhos e que vamos poder contar com os nossos sócios e adeptos. Com a nossa família.

Não podemos ter receio do futuro. Temos de acreditar. Temos de ter coragem, temos de ter paixão.

Por isso o nosso lema, este ano será precisamente este.

Com coragem, com paixão… para vencer sempre.

Só assim se conquista o futuro, por mais difícil que se apresente.

Viva o Rio Ave fc

Viva Vila do Conde