Estimados Sócios,
É o momento oportuno, no final deste ano de 2013, para fazer um balanço sobre o nosso Rio Ave e para relembrar os momentos mais marcantes e importantes de 2013.
Como todos nós sabemos as dificuldades económicas são grandes. Vivemos uma crise, não nacional mas internacional, que se transmite a todas as nossas famílias. As dificuldades financeiras são sentidas por todos, principalmente o desemprego que provoca enormes necessidades. Isso reflete-se no desporto. Os portugueses que gostam de futebol, sentem por vezes uma tristeza muito grande por não terem dinheiro para acompanhar, ou ser sócio do seu clube do coração.
É com uma perspetiva positiva que fazemos este balanço de 2013. O Rio Ave encontra-se neste momento numa situação de afirmação, já ultrapassamos um período de transição. Hoje podemo-nos congratular de ser um Clube com dignidade e muita firmeza.
O ano de 2013 foi marcante na afirmação do Rio Ave. Estamos na Primeira Divisão pelo 6º ano consecutivo e conseguimos a segunda melhor classificação de sempre. Estivemos na Taça de Portugal e na Taça da Liga chegamos muito perto da final.
No Futsal conseguimos o 3º lugar, um lugar honroso que coloca o Rio Ave como uma referência na Primeira Divisão. No Futsal Feminino subimos de divisão à Primeira Distrital.
Estamos confiantes no nosso futuro, investimos muito na formação e estamos agora a colher os resultados. Fizemos uma pequena revolução na organização do departamento, mas sinto-me feliz por termos sido sempre compreendidos, particularmente pelos treinadores mais antigos que aceitaram esta mudança. Criamos também na Colónia de Férias de Árvore uma residência para os nossos jovens, onde lhes é garantida a alimentação e o apoio escolar.
Os resultados estão à vista: estamos com os três principais escalões (juniores, juvenis e iniciados) nos campeonatos nacionais, lutamos pelos primeiros lugares nos restantes escalões e fomos reconhecidos pela Federação Portuguesa de Futebol como uma das oito melhores escolas nacionais.
O Rio Ave afirma-se também, cada vez mais, como um clube cumpridor, podemo-nos orgulhar disso. No entanto, hoje o momento é muito difícil. A autarquia sempre nos apoiou e continua a apoiar-nos, mas de forma muito mais limitada. Os amigos do Rio Ave, que se juntavam para ajudar o clube durante a época, praticamente desapareceram.
No entanto, apesar destas dificuldades, conseguimos evoluir, conseguimos criar algumas estruturas como o relvado sintético, o autocarro, o elevador, a loja, e todas as remodelações que temos feito no nosso estádio, que apesar de ter muitos anos continua a suprir as necessidades dos nossos atletas. Conseguimos também, como todos sabem, ser um Clube cumpridor com jogadores, colaboradores e fornecedores.
Estamos agora perante o início de um novo ano, no qual, com espírito positivo, vamos lutar pelos nossos objetivos. Queremos fazer um excelente campeonato, ir o mais longe possível na Taça de Portugal e na Taça da Liga e, porque não, voltar a uma final.
No Futsal continuamos com o objetivo de chegar ao Playoff. Sabemos ser muito difícil lutar contra clubes como o Sporting ou o Benfica, mas podemo-nos orgulhar se ficarmos na parte de cima da tabela. Na equipa feminina estamos nos lugares cimeiros e queremos continuar o bom campeonato.
Aproveito este momento para desejar a toda a Família Rioavista um bom ano, com muita alegria, muitos sucessos e que 2014 marque uma viragem positiva para todos nós, com menos desemprego e maior capacidade financeira para todos.
Bom ano. Muitos Sucessos.
Viva o Rio Ave!
O Presidente da Direção do Rio Ave Futebol Clube,
António Silva Campos