Jornadas de Medicina Desportiva – O sucesso também passa por aqui

A saúde do atleta foi um tema abordado ao longo de toda a época nas “Quintas Sobre Saúde no Desporto”. O ciclo de pequenas conferências terminou em abril e teve agora o encerramento com as Jornadas de Medicina Desportiva.

Durante todo o dia de sábado, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, outros profissionais da saúde e restantes interessados abordaram a saúde do atleta divida por 4 palestras com painéis de luxo.

A manhã começou com uma abordagem geral à Medicina Desportiva, numa mesa moderada pelo Dr. Domingos Gomes, que contou com as palestras do Prof. Dr. André Moreira: “Rastreio da Asma e da Renite no Atleta: implicações clínicas e desportivas”, do Dr. Hernâni Gomes “A avaliação longitudinal da composição corporal no jogador de futebol” e o Prof. Dr. José Neto: “Na força do otimismo…a chama para a vitória”.

As mesas foram interrompidas que se realizasse a Sessão de Abertura que contou com um momento muito especial, porque o Rio Ave FC também é feito de pessoas muito especiais.

A homenagem ao Dr. Teófilo Bernardes, médico que tem uma ligação ao Clube que já conta com 55 anos, alguém que, aos 87 anos, se voluntariou para acompanhar o Rio Ave Fc num jogo em Olhão, cumprindo as funções de médico, um homem que, desde 1960, sempre trabalhou em prol do Clube do seu coração, sem nunca ser remunerado ou ressarcido de alguma forma. O Dr. Teófilo Bernardes recebeu assim, das mãos do Presidente do Rio Ave FC, António Silva Campos, uma pequenina prenda que lhe permitirá trazer sempre o Clube junto do peito.

Na Mesa de Honra das jornadas sentaram-se assim o Presidente do Rio Ave FC, António Silva Campos, a Vereadora da Câmara Municipal de Vila do Conde, Lurdes Alves, o Diretor Clínico do Clube e das Jornadas de Medicina Desportiva, Basil Ribeiro e o Diretor Geral e membro da Comissão Organizadora, Miguel Ribeiro.

Da parte do Clube ficou um enorme agradecimento aos presentes, mas também ao departamento médico do Rio Ave FC, que permitiu ao plantel atingir o patamar de sucesso ao qual chegou esta época. António Silva Campos assegurou ainda que o Clube apoiará uma nova edição das Jornadas de Medicina Desportiva, lembrando que a estreia coincidiu com a data em que o Clube completa 75 Anos.

Na pessoa da Dra. Lourdes Alves, a Câmara Municipal de Vila do Conde comprometeu-se a apoiar novas edições, congratulou a organização e aproveitou para dirigir os parabéns ao Rio Ave FC pelo aniversário e pela época brilhante.

Antes da segunda mesa, e devido a um imprevisto, a palestra do Prof. António Dias passou para o período da manhã, “A Prevenção e Reabilitação” da lesão muscular foram abordadas, antes de se iniciar a mesa sobre O Ombro, moderada pelo Prof. Dr. António Oliveira.

As palestras sobre o tema foram realizadas pelo Dr. Pedro Lourenço: “Avaliação clínica, o Dr. José Lourenço com “Tratamento médico e cirúrgico” e os Drs. Gonçalo Borges e José Luís Carvalho que abordaram a “Reablitação do ombro”.

Passado o tempo para o almoço, novo painel e nova temática, desta feita o Joelho. A mesa foi moderada pelo Dr. João Lourenço, que contou com os palestrantes, Dr. João P. Oliveira, Prof. Dr. J. Carlos Noronha e o Ft. Luís Pinto. A “Avaliação clínica”, a “Lesão do ligamento cruzado anterior” e a “Reabilitação no pós-operatório”, foram, respetivamente, os temas abordados na primeira sessão da tarde.

De seguida, o Dr. Nélson Puga moderou a última mesa do dia, dedicada à Lesão Muscular. O próprio moderador apresentou a primeira palestra sobre o “Diagnóstico Clínico e tratamento”, ao qual se seguiu o Dr. Manuel Ribeiro, que abordou a questão do “Diagnóstico imagiológico”.

Ao longo de todo o dia o debate foi interessante, mais intenso em algumas alturas, mas sempre de grande proveito para todos os presentes. O dia terminou com a realização de quatro sessões práticas no Estádio do Rio Ave FC, para as quais nem a Final da Liga dos Campeões, desmobilizou os participantes.

Assim o Fisioterapeuta Luís Pinto tratou a “Pubalgia: correção dos fatores predisponentes”. O Fisioterapeuta Sérgio Frade mostrou a “Kinesiotape – aplicação clínica”. O Enfermeiro Pedro Vieira ensinou a “Introdução ao Suporte Básico de Vida”. Os Professores, João Peralta e Carlos Sales abordaram a “Prevenção e reabilitação de lesões”.