Uma Época de sucesso da nossa formação

 

Terminou mais uma época desportiva também na nossa formação e o balanço só nos pode deixar felizes e plenos de orgulho.

É fácil falar dos resultados dos ditos Clubes “grandes” e apelidar de sucesso o trabalho que fazem esquecendo os orçamentos, numero de profissionais e instalações que usufruem para trabalhar.

As diferenças orçamentais diluem-se, no entanto, quando avaliamos todo os trabalho de base que é feito e os “milagres” que se alcançam com a perseverança, organização, determinação e até voluntarismo.

O caso do Rio Ave FC, na sua formação é uma prova de que o sucesso consegue-se pela afirmação da vontade e do querer.

O crescimento da formação do nosso Clube é um dos objectivos e propósitos mais sublinhados pela Direcção e estrutura e os frutos dessa aposta estão reflectidos nos resultados alcançados.

Senão vejamos, de forma resumida:

  • Petizes (sub7) – Encontros Desportivos/série 1- 2º lugar
  • Traquinas B (sub8) – Encontros Desportivos/série1 – 2º lugar
  • Traquinas A (sub9) – Encontros Desportivos/série 1 – 2º lugar
  • Benjamins (sub10) – Distrital/fut 7(série 2) – 5º lugar na Divisão de Elite
  • Benjamins (sub11) – Distrital/fut 7 – 2º lugar na Divisão de Elite
  • Benjamins (sub10/11) – Distrital/fut 7 – 1º lugar (campeão de série de Honra)
  • Infantis (sub12) – Distrital/fut 7 – 5º lugar na Divisão de Elite e 2º na Taça Complementar
  • Infantis (sub13) – Distrital – Campeão Distrital da 2ª Divisão
  • Infantis A (sub13) – Distrital – 4 lugar na 1ª Div. e Campeão de série (2) na Prova Extraordinária (Taça J. Piedade)
  • Iniciados (sub14) – Distrital 1ª Div. – 8 lugar e 3º lugar na Prova Extraordinária (Taça J. Bacelar – prova destinada a sub 15)
  • Iniciados (sub15)3º lugar no Apuramento de Campeão e 2º na Prova Extraordinária (Taça Óscar Marques/série3 – destinada ao escalão sub17)
  • Juvenis (sub16) – Distrital 1ª Div – 5º lugar e 3º na Prova Extraordinária (Taça Acacio Lello/série 3- destinada ao escalão sub19)
  • Juvenis (sub17) – Nacional/fase de Manutenção – 3º lugar
  • Juniores (sub18) – Distrital 1ª Div – 5º lugar
  • Juniores – (sub 19) – Nacional/apuramento de campeão – 3º lugar

Os resultados falam por si e revelam o êxito que vai muito além da, por si só, brilhante prestação dos Juniores (sub19), que conseguiram um histórico 3º lugar, depois de terem sido a equipa sensação do campeonato e terem liderado a classificação durante grande parte da época.

Os Juvenis(sub17), que tiveram um início difícil e que muitos já adivinhavam uma descida de divisão, fizeram uma recuperação impressionante e terminaram na 3ª posição da fase de manutenção.

Os sub15 com uma brilhante prestação na fase de apuramento de campeão e com o “arrojo” de discutir uma prova extraordinária de um escalão bem mais velho do que o seu, com um aproveitamento fantástico. Aliás, também os sub 14 e os sub 16 seguiram a mesma política e marcaram presença em provas extraordinárias em escalões bem acima da sua faixa etária. Uma opção do Clube de forma a proporcionar uma experiência diferente e uma possibilidade de maturação competitiva. Uma vez mais, foi aposta ganha.

Até os mais novos brilharam a cada jogo. E o que é mais fantástico foi ver a alegria e o orgulho de cada criança e de cada familiar ao vê-los a representar o Rio Ave FC.

Independentemente dos lugares alcançados no final das competições, e os números revelam uma excelente época, é caso para dizer que todos foram uns autênticos campeões pelo empenho que empregaram nos seus objectivos.

Tudo isto representou o esforço e o empenho dos tutores, dos treinadores e staff a cada treino e a cada desafio.

A formação do Rio Ave FC é modelar e exemplar. É apontada por muitos como uma referência na sua orgânica e no seu desenvolvimento.

O “milagre” diário que aqui se realiza é o resultado do trabalho organizado e incondicional de todos: dos treinadores, da estrutura directiva e staff, dos atletas e dos pais, encarregados de educação e família dos atletas. Só uma relação recíproca e de confiança entre todos permite que os resultados surjam a cada dia.

O Rio Ave FC agradece o empenho de todos e reafirma o propósito de prosseguir o trabalho dentro das directrizes que nos guiam: Formar Homens e atletas, contribuir para a educação sã e exemplar das crianças, adolescentes e jovens e trabalhar e potenciar as capacidades técnicas de cada um deles.

Devemos ter um imenso orgulho em nós e no nosso trabalho e nos nossos atletas. Devemos sempre acreditar… juntos.

FORMAR PARA O FUTURO