Nelson Monte: “Existe um grande foco na qualidade de jogo com bola”

Primeira semana de pré-temporada concluída nos bastidores da preparação rioavista para 2020/2021.

Os treinos da equipa principal do Rio Ave FC têm decorrido no complexo desportivo, com Mário Silva ao comando de um plantel que mantém grande parte da composição anterior. Um trunfo importante na hora de atacar uma nova temporada, cheia de desafios.

O primeiro jogo oficial da época está agendado para 17 de Setembro, altura em que o Rio Ave FC integra a 2ª pré-eliminatória da Liga Europa, que tem sorteio previsto para 31 deste mês.

Após estes primeiros dias de trabalho, fomos ao relvado ouvir um dos capitães de equipa, Nelson Monte, para tentarmos perceber como foi o primeiro contacto com a nova equipa técnica e como estão a ser aceites os métodos de Mário Silva.

Esta foi uma semana intensa mas de adaptação fácil ao novo treinador. O mister, desde o primeiro dia, mostra que vem conhecedor da ambição que o Clube e o grupo de trabalho têm e tem-nos passado grande vontade de evolução, crescimento e superação daquilo que o Rio Ave FC já tem feito de bom nos últimos anos. Fala a nossa língua, exige foco e qualidade no treino e percebemos que tentará tirar o melhor de cada jogador ao longo da época. Estamos entusiasmados e motivados com aquilo que podemos alcançar este ano, e com expectativa de honrar o Clube e Portugal na Liga Europa, que é a primeira competição que teremos, já em Setembro”.

E sobre o treino em si? Monte explica-nos como têm decorrido.

“Muito bons. Desde o primeiro dia que o mister nos deu bola. Afinal de contas, é com ela que jogaremos na competição. Trabalhámos bastante o processo defensivo nos primeiros dias, o que já deu para ter uma ideia geral do que o mister pretende naquele que é o meu sector, e é importante notar que defensivamente mantivemos grande parte dos jogadores, o que dá uma excelente base sólida de estabilidade para preparar a equipa. Existe um foco muito grande na qualidade de jogo da equipa com bola, nestes últimos dias já se trabalhou processo ofensivo também, e analiso que, pelo que temos vindo a trabalhar, estaremos prontos a dar seguimento àquilo que o Rio Ave FC já habituou nos últimos anos, uma equipa de posse, de futebol ofensivo, versátil, capaz de encarar todos os adversários para vencer”.

Avançando para a sétima época de sénior no Rio Ave FC, Monte antevê um ano de evolução pessoal, conjugada com a consolidação do Clube.

“Quem me conhece sabe que estou disponível para ajudar o mister onde ele entender que eu sou mais útil à equipa. No ano passado joguei a central e a lateral várias vezes, fiz a minha segunda época com mais jogos, tenho vindo a evoluir todos os aspectos enquanto jogador e acredito que este ano não fugirá à regra. Sinto que estou um defesa cada vez mais completo e esta será mais uma época importante para mim, juntamente com a consolidação do Clube, que é cada vez mais visto como um dos melhores em termos desportivos”.

A formação principal do Rio Ave FC terminou esta primeira semana de trabalho com um treino de conjunto com a equipa ‘B’ rioavista, no dia de ontem, que já teve Gelson Dala integrado (Francisco Geraldes fez trabalho específico), sendo que o plantel gozará este domingo a primeira folga, antes de nova sessão dupla de treino esta segunda-feira.