Projecção: Gil Vicente FC vs Rio Ave FC (Liga Bwin)

Vem de longe a memória dos duelos com Barcelos.

Gil Vicente Futebol Clube e Rio Ave Futebol Clube voltam a encontrar-se este sábado, no campeonato, para cumprirem o 56º jogo entre as duas instituições.

Recuar no álbum estatístico destes duelos, é lembrar que tudo começou com uma goleada de 4-0, imposta pelo Rio Ave FC, em terreno barcelense, quando as duas equipas se defrontaram para a 3ª Divisão Nacional, corria o ano de 1964.

De lá para cá, os duelos em casa do ‘galo’ têm dado ligeira vantagem para os locais, pese embora as 7 vitórias já registadas para os vilacondenses e os 8 empates que não deixaram ninguém festejar.

Curioso é verificar que a última vez que um jogador verde e branco marcou em Barcelos foi em 2014, numa vitória rioavista por 2-1. Apontou o golo da vitória um então mais menino mas não menos extravagante jogador, de seu nome, Ukra! Rúben Ribeiro, já agora, fez o outro golo na última alegria do Rio Ave FC por terras barcelenses.

O equilíbrio tem sido nota dominante nos jogos entre os dois clubes, que se encontram separados por apenas três pontos na Liga Bwin.

A formação gilista enquadrou-se para 2022/2023 num contexto europeu, tendo já finalizado, porém, a sua aventura europeia na Conference League, ao ser eliminada pelo AZ Alkmaar, da Holanda.

O Rio Ave FC procura, com praticamente todos os jogadores disponíveis (Hernâni é a única dúvida para amanhã), dar salto significativo para o meio da tabela.

João Gonçalves apita o embate da 7ª jornada do campeonato, que começa às 15h30.