Projecção: Vitória SC vs Rio Ave FC (Liga Bwin)

O primeiro do ano é em Guimarães.

Vitória Sport Clube e Rio Ave Futebol Clube disputam este sábado, no Estádio D.Afonso Henriques, o primeiro jogo oficial de 2023, na 15ª jornada da Liga Portugal Bwin.

Trata-se de um duelo clássico entre dois clubes de forte reconhecimento nacional que já se defrontaram por 61 vezes, 54 das quais na 1ª Liga.

Uma história de confrontos que se iniciou em 1979 e, desde então, somou 29 vitórias para os vimaranenses, 15 para os rioavistas e 17 empates.

Se é verdade que o Vitória SC, no seu ‘castelo’, tem sido mais feliz nos jogos com o Rio Ave FC, também é um facto que o Rio Ave FC foi quem venceu os últimos dois jogos em Guimarães. Em 19/20, triunfo verde e branco por 2-1, e em 20/21, vitória por 3-1. Nos últimos 5 jogos entre as duas equipas, o Rio Ave FC nunca perdeu e venceu por três ocasiões.

Nos registos do atual campeonato, os dois clubes encontram-se separados por apenas 4 pontos. O Vitória SC é 6º classificado, com 23 pontos, enquanto o Rio Ave FC é uma das 4 equipas empatadas no 7º lugar, com 19 pontos. Oportunidade, portanto, de afirmação para os rioavistas na metade superior da tabela, sabendo-se, porém, que os vimaranenses têm os seus melhores registos jogando em casa.

No boletim clínico do Rio Ave FC, Luís Freire conta apenas com Joca e Lucas Flores, tendo Vítor Gomes e Josué Sá já disponíveis para o regresso aos convocados.

Vitória SC e Rio Ave FC entram em campo pelas 18 horas deste sábado, no Afonso Henriques, com arbitragem de André Narciso.