Na última jornada do Campeonato Nacional de Sub-17 – Fase de Manutenção, o Rio Ave FC recebeu a Académica e protagonizou um jogo cheio de emoções, que terminou empatado a três golos. Apesar do empate, o Rio Ave FC encerra a época com 35 pontos, garantindo o segundo lugar do grupo, imediatamente atrás da Académica, que termina no topo da tabela.
A primeira parte foi amplamente dominada pela equipa vilacondense. A formação orientada por Ricardo Braziela manteve o controlo da posse de bola, impôs o seu ritmo e empurrou a Académica para o seu meio-campo. Apesar das várias aproximações com perigo à baliza adversária, os jovens rioavistas pecaram na definição no último terço e o nulo manteve-se até ao intervalo. Logo no recomeço, o Rio Ave FC esteve perto de inaugurar o marcador, mas seria a Académica a surpreender com dois golos em apenas dois minutos (58′ e 59′), aproveitando lapsos defensivos e o momento de transição da equipa da casa. Com 0-2 no marcador, os vilacondenses foram obrigados a correr atrás do prejuízo. A reação não tardou e a baliza do adversário tremeu mas foi só ao minuto 80 que Martim Marto converteu com frieza uma grande penalidade e reduziu para 1-2. O Rio Ave FC voltou a acreditar e intensificou a pressão ofensiva. Luís Rasgado esteve muito perto de empatar com um remate ao poste, e pouco depois, num lance de insistência e talento individual de Marcelinho, a bola acaba desviada para a própria baliza por um defensor da Académica, fixando o 2-3. Nos instantes finais, Aladje ainda viu o guarda-redes negar-lhe o golo com uma grande intervenção, mas a persistência rioavista foi recompensada ao cair do pano. Aladje ultrapassou vários adversários e tentou um cruzamento que foi desviado para dentro da baliza, estabelecendo o empate final em 3-3.
Apesar do resultado, o Rio Ave FC demonstrou qualidade coletiva, atitude e capacidade de superação. O empate soube a pouco perante o volume ofensivo criado, mas deixou boas indicações e fechou com chave de ouro uma época consistente e de crescimento para os jovens atletas. Terminada a temporada a equipa mostrou evolução ao longo da época, competitividade e uma identidade de jogo sólida. Fica a certeza de um grupo com talento, ambição e margem de progressão.
Campeonato Nacional Sub-17
Rio Ave FC 3-3 Académica OAF
Onze inicial: Rodrigo Real, Carlos Rocha, Stanyslav Tolstolis, Daniel Kaiko, Rodrigo Boa Morte, José Anunciação, Luís Rasgado, Tiago Campos, Sérgio Ribeiro, Eduardo Faria e Martim Silva
Jogaram ainda: Vasco Almeida, Martim Marto, Gonçalo Sousa, Aladje Silva e Marcelinho
Não utilizados: Tomás Nóbrega e António Neto
Ao Intervalo: 0-0
Treinador: Ricardo Braziela