Sob um calor intenso, o Rio Ave FC teve uma tarde complicada frente ao Académico, marcada desde cedo por um momento decisivo: a expulsão de Tomé Almeida aos 10 minutos. A inferioridade numérica obrigou a equipa a reajustar-se taticamente e a redobrar esforços para manter o equilíbrio do jogo.
Apesar da entrega dos vilacondenses, o Académico conseguiu tirar proveito da vantagem e construiu o resultado ainda na primeira parte. Aos 23 minutos abriu o marcador e, dois minutos depois, aumentou para 2-0, num período de eficácia ofensiva que deixou o Rio Ave FC em desvantagem no marcador.
Na segunda parte, a equipa reagiu bem, com mais bola, melhor circulação e uma atitude mais agressiva na procura de espaços. No entanto, foi novamente o Académico a marcar, aos 66’, ampliando para 3-0. A resposta chegou já perto do fim, com Ferati a reduzir para 3-1 e a premiar a persistência da equipa.
Apesar do resultado, nota positiva para a forma como o grupo nunca deixou de lutar, mesmo em condições adversas. O próximo desafio será no dia 23 de setembro, na Madeira, frente ao CS Marítimo.
11 INICIAL: Tiago Ribeiro, Francisco Brás, Fil, Tomé Almeida, Guilherme Venâncio, Dai Baldé (C), Francisco Curvelo, Peter, Franco Pinho, Antoine Wenck e Ferna.
Substituições: Pedro Pereira por Cressi (13′), Fil por Dudu (45′), Curvelo por Ferati (45′), Ferna por Alex (45′) e Franco por Sawané (68′)
Suplentes: Rodrigo Real, Hassan, Etienne.