Os dias de hoje são de incerteza quanto ao que o futuro breve nos reserva.
A evolução epidemiológica do Covid-19 tem-nos colocado desafios e obstáculos que toda uma geração ainda não vivera.
Estamos hoje em pleno Estado de Emergência, vivemos agora como se num teatro de guerra estivéssemos. É uma nova realidade à qual nos devemos adaptar, todos, seguindo, desde logo, todas as recomendações da Direcção Geral da Saúde e demais organismos oficiais competentes.
O adversário é silencioso, invisível, e por isso forte e perigoso.
Mas temos em nós a arma mais poderosa e comum que devemos utilizar: Ficar em casa! Não facilite, fique mesmo em casa, apenas saia para comprar bens de primeira necessidade. Apenas assim conseguiremos travar, mais rapidamente, o avanço deste inimigo. Proteja-se a si, aos seus e aos outros!
Acreditamos, nós e entidades oficiais que estão na linha da frente deste combate, que assim ultrapassaremos mais rapidamente esta adversidade, e ganharemos o jogo da vida, o jogo que todos estamos a jogar e que todos queremos vencer.
Por estes dias, também nós Rio Ave FC estamos em casa, mas não estamos parados nem nos desligámos do Mundo, e sobretudo não nos desligámos de si.
Encerrámos por prevenção e contingência os nossos espaços físicos, como as lojas oficiais das Caxinas e Estádio, mas estamos aqui, online, disponíveis para si a partir do rioavefc.pt e de todas as nossas redes sociais, onde poderá, à distância de um e-mail, mensagem ou formulário, manter contacto connosco. Apesar de todos os obstáculos, a vida não parou e continuaremos activos, embora adaptados a esta nova realidade, para que quando chegar a hora voltemos rapidamente à normalidade de um dia-a-dia vivido com afecto e impulsionado pela magia de um abraço.
Um abraço que enviamos, a propósito, ao nosso capitão Tarantini. Que por estes dias foi pai pela segunda vez e desfruta agora, em casa, do amor em família que tanto nos caracteriza a nós, vilacondenses. E ainda ao Nuno Santos, também ele pai pela primeira vez esta semana. Sinais de esperança e fé para um Mundo que ainda tem tanto de bom para nos dar.
Seguindo todas as recomendações, acreditamos que em breve voltaremos a estar junto de si, a torcer pelo nosso Rio Ave FC, a vibrar com aquela defesa em voo do Kieszek, com o corte imperial do Santos, a admirar a liderança do tão nosso Tarantini, a abrir a boca de espanto com a velocidade do Nuno Santos, o drible do Carlos Mané e a festejar a finalização perfeita do Taremi.
Em breve estaremos nos pavilhões deste Portugal fora a torcer pela nossa equipa principal de futsal, a transmitir aquela garra tão nossa para que os rapazes vençam. Estaremos a apoiar os nossos meninos d’Os Tubas, transmitindo-lhes os valores do Rio Ave FC, o respeito, o fair-play, a excelência, para serem melhores pessoas, atletas e cidadãos. Iremos onde for preciso cantar pelos nossos Juniores, Juvenis, Iniciados, na procura de ainda mais e melhores feitos. Celebraremos a excelência dos nossos Sub-23, que de forma humilde mas sagaz espantam o país com regularidade e magia. Estaremos a acarinhar as nossas meninas, que ainda agora dão os primeiros passos no nacional Sub-19 e serão o futuro do futebol feminino do Clube.
Estaremos onde estiver o Rio Ave FC, novamente, com o mesmo fervor rioavista, a mesma vontade de vencer, nos campos da peleja, onde outrora muitos deram o seu coração, para que louvado fosse, Vila do Conde, o teu brasão.
Até já!