O Rio Ave FC, ao abrigo do seu projeto Rio Ave Social, assinalou o Dia Internacional do Animal Abandonado que ocorre no 3º fim-de-semana de agosto com uma visita aos Serviços Veterinários Municipais.
Patrick e Olinho juntaram-se para lembrar que o abandono de animais é um ato de crueldade que resulta em sofrimento e morte para milhões de animais a cada ano, procurando alertar para a importância de adotar, cuidar e esterilizar – conceitos que ajudam a combater os números assustadores de animais abandonados.
Depois da tragédia das cheias que assolaram Rio Grande do Sul, Estado de onde é natural Patrick William, o Rio Ave FC, o jogador e o Rancho do Monte promoveram a recolha de bens para serem doados ao estado brasileiro. Este tipo de ações de solidariedade ocorreram um pouco por todo o país e pelo mundo – resultando inclusive numa incapacidade de arranjar transporte para todas as doações. Assim, e confrontados com este obstáculo, entendeu-se doar a ração angariada neste processo aos Serviços Municipais Veterinários de Vila do Conde, com quem o Rio Ave FC mantém uma parceria há vários anos, ajudando a promover o trabalho de grande valor que ali é levado a cabo – ajudando centenas de animais abandonados.
Todos os dias são abandonados animais nas ruas, estando dependentes da bondade de estranhos ou de instituições de abrigo para sobreviverem. Em Portugal, são abandonados cerca de 10 mil animais por ano, havendo mais de meio milhão sem dono no país.
Nos Serviços Veterinários Municipais é promovida a adoção responsável de todos os canídeos recolhidos na via pública, com a oferta de microchip, vacinação (1ª dose das principais doenças infeciosas, desparasitação interna e externa e esterilização). Saiba mais aqui.