As primeiras vitórias

O primeiro campo e os grandes triunfos no Campo da Avenida. Da conquista do título da Associação de Futebol do Porto ao Campeonato Nacional

Criado o Clube, a Direcção sentiu a necessidade de encontrar um campo para chamar de casa, pois sem um recinto próprio seria difícil alcançar os objectivos da equipa. Apesar de, nos primeiros tempos, treinarem no “velódromo”, um terreno perto da Capela de Nossa Senhora do Desterro, a necessidade de um campo foi fulcral com o ingresso na Associação de Futebol do Porto, pois esta exigia condições diferentes.

Descoberto um terreno com as dimensões necessárias e localizado no centro da cidade, o proprietário foi abordado com o intuito de alugar o mesmo. Antonino Reis, amante da modalidade, não pensou duas vezes e assim começa o sonho do Campo da Avenida.

No antepenúltimo dia do primeiro mês do ano de 1940 foi inaugurado o campo de futebol do Rio Ave FC. Localizado na Avenida Baltazar do Couto, o Campo da Avenida foi palco dos sucessos do Rio Ave FC por 44 anos. No dia da grande abertura, a cidade estava em polvorosa e à chegada, a equipa vilacondense foi recebida com foguetes e um concerto da Banda dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde.

Pouco tempo depois de ter dado os primeiros passos, o Rio Ave FC começou a alcançar títulos. Na época de 1941/1942, a equipa vilacondense sagrou-se campeã promocional da Associação de Futebol do Porto, o primeiro título. E na temporada seguinte conquista o título de campeã distrital da III Divisão, num encontro frente ao Sport Progresso, o qual venceu por 1-0.

Rio-Ave-FC-Decada-1940-1950-Foto-2-scaled Rio-Ave-FC-Decada-1940-1950Foto-1
<
>