A fundação do Rio Ave FC

Os primeiros passos de um clube que foi somando sucessos. Da criação do Rio Ave Futebol Clube à primeira sede.

Corria o ano de 1939 que, com a ambição de levar o nome de Vila do Conde mais além, sete amigos decidiram criar um clube de futebol. José Maria Amaro, João Saraiva Dias, Ernesto Espírito Santos Braga, Henrique Moreira, Albino da Cunha Moreira, Manuel Adriano de Freitas e João Pereira dos Santos Resende oficializaram numa quarta-feira, dia 10 de Maio de 1939, o Rio Ave Futebol Clube.

Apesar da oficialização do Clube só ter acontecido em Maio, tal ideia já pairava no ar há algum tempo. Foi no campo do Azurarense que a ideia foi lançada, pois a vontade de ter uma equipa de futebol do outro lado da ponte era grande.

No primeiro passo para concretizar o sonho, a casa de João Saraiva, sita na Rua Joaquim Maria de Melo, foi palco da primeira reunião, onde, por exemplo, se escolheu o nome do Clube e onde também foi formalizada a primeira Direcção do Rio Ave Futebol Clube. Quando a casa não estava disponível, as reuniões decorriam na barbearia de outro membro, José Amaro. Com a necessidade de se encontrar um lugar fixo para as reuniões, no dia 18 de Junho desse ano foi inaugurada a primeira sede do Rio Ave Futebol Clube.

Apesar de ter sido oficializado só em Maio, o Rio Ave FC foi fundado dia 18 de Janeiro de 1939 tendo entrado em campo pela primeira vez na cidade vizinha da Póvoa de Varzim, frente à equipa do Beiriz.