A estreia na 1ª Divisão Nacional

Na época de 1976/1977, o Rio Ave FC sagra-se campeão nacional da Terceira Divisão. Começava então uma era que seria de viragem para o clube de Vila do Conde. Dois anos depois, em 1979, subia, pela primeira vez, à Primeira Divisão.

Após o apito final do jogo que deu ao Rio Ave FC o título de campeão nacional da 3ª Divisão Nacional, muitos sabiam que aquele dia iria ficar marcado na memória dos vilacondenses. Rezam as histórias, contadas por quem as viveu, que o autocarro onde seguiam os jogadores foi parado na Azurara e o plantel veio em ombros até à sede do Clube, junto ao rio.

A chegada à 2ª Divisão foi um marco importante e notório. Desde então, e apesar das diversas subidas e descidas, a 3ª Divisão passava a pertencer definitivamente ao passado. Quem segue o Rio Ave FC desde esses tempos, afirma que foi desde então que o clube vilacondense começou a arrastar multidões e que deixou, finalmente, de ser confundido com o CD Aves. A partir de então, toda a gente passou a saber que Rio Ave FC era sinónimo de Vila do Conde e vice-versa.

Depois de ter alcançado o 5º lugar na 2ª Divisão, na época seguinte, em 1978/1979, com Pedro Gomes ao leme, o Rio Ave FC consegue alcançar, pela primeira vez, a 1ª Divisão Nacional. Um momento histórico da vida do nosso emblema que, no entanto, durou pouco. No ano de estreia, o Rio Ave FC ficou em último lugar e desceu.

Rio Ave FC - Década 1970-1980-Foto Principal Rio Ave FC - Década 1970-1980-Foto 1 Rio Ave FC - Década 1970-1980-Foto 2
<
>