Menu

Estádio do Rio Ave Futebol Clube
Rua Dom Sancho I
4480-876 Vila do Conde

Telefone Geral
252 640 590

Rio Ave Store Estádio
Morada:
Rua D.Sancho I – Estádio do Rio Ave Futebol Clube
Horário:
9h30 às 12h30 e das 15h às 19h (terça feira a sexta feira)
10h à 13h e das 15h às 18h30 (sábado)

E-mail:
geral@rioavefc.pt

O livro é o alimento da alma.

A frase é de Ziraldo, escritor, caricaturista, pintor brasileiro – entre outros ofícios – que tem dedicado grande parte da sua vida a escrever para os mais novos, contribuindo, decisivamente, para uma melhor educação no seu país e, sobretudo, para a literacia das crianças.

O papel de Ziraldo é, também, um papel pedagógico, ao promover nos mais jovens o interesse por um livro, por uma história, por um conto, que os prepara para um Mundo de incertezas e dúvidas, com valores morais e éticos da mais fina importância.

Mas a missão do escritor brasileiro é uma missão de todos, sobretudo daqueles que, por força do mediatismo que possuem, têm a pertinência de influenciar hábitos, vivências e gostos.

Esta é também a missão do Rio Ave Social que, mais do que um projecto de solidariedade, é também um motor de promoção de valores que contribuam para uma sociedade cada vez mais igualitária.

E foi imbuídos deste espírito que, recentemente, nos associámos ao Plano Nacional de Leitura, do Ministério da Educação, por forma a contribuirmos no objectivo da promoção da leitura junto das camadas etárias mais novas, das crianças aos jovens adultos.

Para melhor cumprirmos a tarefa, o nosso embaixador nesta cruzada pelos livros é o Francisco Geraldes, jogador profissional da equipa principal do Rio Ave FC, que desde pequeno é um ávido leitor e não esquece a presença que tem junto dos mais jovens para transmitir a importância da leitura junto deles.

Assim nascem “As Leituras do Francisco”.

Uma nova rubrica do Rio Ave FC, Rio Ave Social e do Ler+, do Plano Nacional de Leitura, que lhe trará episódios periódicos onde Francisco Geraldes nos apresenta algumas sugestões de leitura e nos falará um pouco da sua experiência enquanto leitor.

O papel do Rio Ave Social também é este. Promover a leitura junto dos mais novos é mais uma nobre missão que abraçamos, até porque, e terminando como começámos, o livro é o alimento da alma, do conhecimento, da partilha, da experiência e da sabedoria.

O primeiro capítulo, e os demais que entretanto irão ser publicados, poderão ser sempre acompanhados aqui.

Na primeira edição da rubrica, Francisco Geraldes fala-nos directamente da Casa Museu José Régio, bem no centro de Vila do Conde, o melhor palco para o início de um caminho por entre livros e memórias, saberes e conhecimento.