A 6ª jornada da Liga Portugal Betclic trouxe de volta o futebol de 1ª Liga a Vila do Conde e, refira-se, foi futebol de qualidade.
Os vilacondenses rubricaram exibição que não se coaduna com o resultado final, uma vez que Rio Ave FC e Estoril Praia empataram a dois golos numa partida onde os rioavistas foram superiores.
A primeira parte, de domínio verde e branco, trouxe a inauguração do marcador aos 9 minutos numa jogada bem gizada onde Omar Richards assistiu Kiko Bondoso para um golo de belo efeito com o pé direito.
Aos 11 minutos, Tiago Morais isolou-se e à saída do guardião procurou o chapéu mas o remate saiu com força a menos e resultou em defesa fácil de Robles.
À beira do intervalo ainda houve tempo para Clayton se desmarcar pela direita e atirar à figura do guarda-redes estorilista.
Nos primeiros minutos da segunda parte houve mais Estoril, que até atirou bola ao poste da baliza de Jhonatan, contudo, haveria de ser o Rio Ave FC a chegar ao 2-0, com Vrousai a rematar de pé esquerdo e Clayton a completar de cabeça para a festa rioavista.
O Rio Ave FC não contava era com 4 minutos quase fatais entre os 64’ e os 68’. O Estoril reagiu com dois golos de seguida e restabeleceu a igualdade.
Luís Freire promoveu então alterações e com a renovação de frescura os vilacondenses voltaram a dominar a partida. Os últimos 15 minutos do jogo são um recital de oportunidades onde o guardião Robles foi figura de proa, evitando os golos cantados de Pantalon e Clayton, ambos de cabeça. Também Hassan, que cumpriu o 100º jogo pelo Clube, esteve muito perto de voltar a marcar em duas oportunidades de cabeceamento.
O Rio Ave FC mantém-se invencível em casa, esta temporada, numa sequência que se prolonga desde Outubro de 2023. Somou o 7º ponto na tabela e ascendeu ao 10º lugar, provisoriamente. Na próxima ronda, os rioavistas jogam em Braga.
De registar a iniciativa do Rio Ave Social no pré-jogo. O Rio Ave FC desafiou o Estoril Praia a assinalarem, em conjunto, o Dia Internacional da Paz, que hoje se assinala. As duas equipas, bem como a equipa de arbitragem, entraram envergando tshirts alusivas à data, pousando depois, em conjunto, para uma fotografia de grupo. Saliente-se ainda a homenagem efectuada aos Bombeiros, de uma forma geral, pelo recente combate nos incêndios que afectaram o País bem como o minuto de silêncio pelas vítimas dos mesmos.
Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: José Bessa
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Kiko Bondoso (9), Clayton (59), Marqués (65) e Wagner Pina (68).
Acção disciplinar: cartão amarelo a Zanocelo (71), Mangala (85), Renato Pantalon (89) e Tiknaz (90+3).
Rio Ave FC 2
Jhonatan, Vrousai, Pantalon, Santos, Panzo, Omar Richards, Amine, Martim Neto, Kiko Bondoso, Tiago Morais e Clayton
Substituições: Kiko Bondoso por Hassan (71), Omar Richards por Fábio Ronaldo (71) e Amine por Tiknaz (71), Martim Neto por João Novais (77) e Tiago Morais por Aguilera (77).
Suplentes não utilizados: Miszta, Patrick William, Toto Medina e Olinho.
Treinador: Luís Freire
Estoril Praia 2
Robles, Wagner Pina, Pedro Álvaro, Boma, Pedro Amaral, Zanocelo, Xeka, Michel, André, João Carvalho e Begraoui
Substituições: Xeka por Jandro (25), João Carvalho por Fabrício (46), André por Marqués (62), Michel por Holsgrove (62) e Jandro por Mangala (82).
Suplentes não utilizados: Chamorro, Costa, Pedro Carvalho e Salazar.
Treinador: Ian Cathro