O jogo desta noite, na última jornada do campeonato, poderia ter apenas um momento, o do minuto 17 em que todo o estádio e as duas equipas prestaram uma última homenagem ao Rei, D. Ukra I, um dos mais emblemáticos jogadores portugueses dos últimos tempos.
Poderia, mas a verdade é que valeu por muito mais, já que o Rio Ave FC encerrou a época avolumando o seu recorde de invencibilidade (vai em 12 jogos consecutivos) ao empatar com o SL Benfica.
Com Ukra a titular e de braçadeira de capitão, numa última incursão da carreira no relvado, a equipa de Luís Freire bateu-se olhos nos olhos com o Benfica e nem o golo sofrido aos 32 minutos a intimidou.
Com Miszta a titular na baliza (e a brilhar com um impressionante registo de 8 defesas), os vilacondenses acabaram por sofrer golo de Kokçu, não obstante as defesas apertadas do guardião verde e branco.
As alterações promovidas para o segundo tempo surtiram efeito na equipa do Rio Ave FC que, aproveitando a ineficácia ofensiva do adversário, acabaria por ameaçar o empate aos 77 minutos.
Boateng, isolado por Fábio Ronaldo, atirou sem hipóteses para Samuel Soares mas o lance seria anulado por fora de jogo.
O lance teve o condão de mostrar que era possível empatar o encontro e já perto dos 90, na sequência de um canto, Santos cabeceou ao poste, numa situação que o VAR haveria de chamar David Silva para conferir grande penalidade na área encarnada, por mão na bola.
Penálti assinalado, penálti convertido por Costinha. A festa foi por todos partilhada com Ukra, já no banco de suplentes.
No último lance do encontro, o Rio Ave FC podia mesmo ter deixado os oponentes de queixo caído. Fábio Ronaldo serviu Boateng mas o remate do ganês acabou interceptado por um defesa.
O empate sobe para 12 o recorde de invencibilidade no campeonato, numa segunda volta onde em 17 partidas o Rio Ave FC apenas perdeu numa jornada.
Os rioavistas terminam assim, por agora, na 11ª posição.
Após o encontro, a Presidente Alexandrina Cruz homenageou Ukra com uma camisola autografada por todo o grupo de trabalho, com a inscrição Dom Ukra I. Seguiu-se um vídeo com alguns momentos do jogador no Clube, dirigindo-se depois Ukra a todo o público que aguardou e aplaudiu a carreira do homem, do jogador, do amigo, do exemplo. Obrigado, Ukra!
Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: David Silva
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Kokçu (32) e Costinha (90+3 de g.p.)
Acção disciplinar: cartão amarelo a João Graça (23), Tengstedt (39), Patrick William (45), Amine (57), Adrien Silva (86) e Kokçu (86)
Rio Ave FC 1
Miszta, Pantalon, Santos, Patrick William, Costinha, Vrousai, João Graça, Tanlongo, Amine, Ukra e Boateng
Substituições: Ukra por Joca (17), Tanlongo por Adrien Silva (46), João Graça por Fábio Ronaldo (46), Vrousai por Umaro Embaló (68), Amine por Vitor Gomes (74).
Suplentes não utilizados: Jhonatan, Miguel Nóbrega, Hélder Sá e Zé Manuel.
Treinador: Luís Freire
SL Benfica 1
Samuel Soares, Aursnes, Otamendi, Morato, Álvaro Carreras, João Neves, Florentino, Kokçu, Rolheiser, João Mário e Tengstedt
Substituições: Rolheiser por Tiago Gouveia (62), Tengstedt por Varela (75), Kokçu por Prestianni (85) e Álvaro Carreras por Juan Bernat (87)
Suplentes não utilizados: Trubin, Diogo Spencer, João Rego, António Silva e Leo Kokubo.
Treinador: Roger Schmidt