A festa da Taça de Portugal passou por Rio Maior. O Rio Ave FC deslocou-se ao terreno do Casa Pia AC, nos oitavos-de-final da competição. Uma vitória por 1-3, permitiu a passagem da formação vilacondense, num jogo onde o Rio Ave FC foi superior.
Esperava-se uma eliminatória difícil perante um clube primodivisionário, que tem vindo a fazer uma época acima da média. E assim foi. O jogo não foi fácil para a formação liderada por Petit, mas a qualidade dos jogadores rioavistas fez a diferença no final.
O Rio Ave FC entrou fortíssimo na partida, conseguindo marcar dois golos no primeiro quarto de hora. Aos 6 minutos, Aguilera desequilibra na esquerda do ataque rioavista e cruza rasteiro para o segundo poste, onde aparece Kiko Bondoso que encosta para o primeiro golo da partida. Dez minutos depois, João Novais aproveita um erro da defesa adversária e recupera a bola em zona subida do terreno. Com um passe inteligente, assiste Clayton, que faz o gosto ao pé, e aponta o segundo golo da partida. Na sequência dos festejos, um adepto rioavista sofreu uma queda e foi levado para o hospital. Em nome de todo o clube, o desejo de rápidas melhoras.
O Casa Pia AC em desvantagem no marcador aproximou-se da baliza de Miszta e acabou por reduzir, ainda antes do intervalo. Jogada pela esquerda, por parte de Henrique, que rematou rasteiro e reduziu a desvantagem no marcador. Chegava o intervalo com o resultado favorável ao Rio Ave FC.
Ao intervalo, Pantalon entrava na partida para substituir o lesionado Petrasso.
Na segunda parte do desafio, o Rio Ave FC mostrou-se bastante organizado no seu posicionamento defensivo, não permitindo ao Casa Pia AC chegar com muito perigo à baliza de Miszta.
Ao minuto 60, Martim Neto, com um remate em arco de fora da área permitiu a Ricardo Batista uma excelente defesa.
O Casa Pia AC tentava reagir e chegou com perigo à baliza de Miszta, ao minuto 76, com um remate que saiu perto do poste.
Mas foi ao minuto 81 que chegou o golo que “matou” a partida. João Graça faz um passe genial e isola Tiago Morais, que com um remate cruzado de pé esquerdo, remata para o fundo das redes da baliza do Casa Pia AC. Um golo que carimbou a passagem rioavista à próxima fase.
No final do jogo, os adeptos festejaram com toda a equipa esta vitória e a passagem à próxima fase da Taça de Portugal. Segue-se o São João de Ver, em casa, nos quartos-de-final.
Jogo no Estádio Municipal de Rio Maior, em Rio Maior
Árbitro: Hélder Carvalho
Ao intervalo: 1-2
Marcadores: Kiko Bondoso (6′), Clayton (16′), Henrique Pereira (42′) e Tiago Morais (81′)
Acção disciplinar: cartão amarelo para Aguilera (15′), Miguel Sousa (58′), Martim Neto (62′), Miszta (65′) e Svensson (90+4′)
Casa Pia AC 1
Ricardo Batista, Tchamba, Rúben Kluivert, João Goulart, Benaissa, Miguel Sousa, Beni, Geraldes, Livolant, Henrique e Obeng.
Substituições: Henrique por Svensson (65’), Miguel Sousa por Rafael Brito (65’), Livolant por Pablo Roberto (73’) e Obeng por Cassiano (73’), Goulart por Larrazabal (85′).
Suplentes não utilizados: Patrick Sequeira, Lelo, Fonte, Kraev.
Treinador: João Pereira
Rio Ave FC 2
Miszta, Vrousai, Petrasso, Santos, Omar Richards, Olinho, João Novais, Aguilera, Martim Neto, Kiko Bondoso e Clayton
Substituições: Petrasso por Pantalon (45’), Novais por Tiago Morais (64’), Martim Neto por Amine (64’), Olinho por João Graça (73’), Kiko Bondoso por Fábio Ronaldo (85’).
Suplentes não utilizados: Sina, João Tomé, V. Gomes, Medina.
Treinador: Petit