Tarde de emoções fortes em Vila do Conde.
A dura semana que o falecimento do pai do capitão Vitor Gomes, no seu dia de aniversário e em pleno Natal, fez o grupo rioavista atravessar trazia para o último jogo do ano civil uma forte motivação de vitória, para dar força ao líder do balneário.
Também a sequência de três jogos sem vencer alimentava a fome de triunfo que o Rio Ave FC punha em campo, na recepção ao Nacional da Madeira.
A determinação verde e branca foi premiada com uma vitória sentida e celebrada, com um abraço colectivo, e todo o estádio a aplaudir o capitão.
Para tal foram imprescindíveis os dois golos de Clayton. O avançado verde e branco, de pé quente, continua a aumentar os números desta temporada e abriu o activo com um cabeceamento aos 27 minutos, fechando-o com a concretização eficaz de uma grande penalidade aos 73’.
Pelo meio, o Nacional igualou o marcador com um remate de Bruno Costa, ainda de fora da área, e sem hipóteses para Miszta.
O Rio Ave FC ficou a dever a si próprio não ter fechado o jogo mais cedo, desperdiçando algumas ocasiões na grande área visitante, sobretudo no segundo tempo, e viu o Nacional ameaçar o empate já perto do final.
A vitória, ainda que difícil, é merecida e coloca o Rio Ave FC com 19 pontos, no 10º lugar, onde ficará na viragem do ano.
Na próxima jornada, os rioavistas jogam em Barcelos, com o Gil Vicente, para o fecho da primeira volta do campeonato.
Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: Gonçalo Neves
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Clayton (26’ e 71’ de g.p.), Bruno Costa (34’)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Soumare (80).
Rio Ave FC 2
Miszta, Vrousai, Patrick William, Santos, Omar Richards, Tiknaz, João Novais, Aguilera, Olinho, Kiko Bondoso e Clayton
Substituições: Novais por Tiago Morais (62), Clayton por Hassan (79), Olinho por Amine (79), Aguilera por Vitor Gomes (90+1) e Kiko Bondoso por Petrasso (90+1).
Suplentes não utilizados: Jhonatan, Medina, João Tomé e Zoabi.
Treinador: Petit
CD Nacional 1
Lucas França, Aurelio, Leo Santos, Ulisses, Garcia, José Gomes, Soumare, Bruno Costa, Esteves, Dudu e Isaac.
Substituições: Lucas França por Rui Encarnação (46), Isaac por Sousa (74), Aurelio por Appiah (78), Bruno Costa por Daniel Penha (79) e Dudu por Labidi (79)
Suplentes não utilizados: Gonçalves, Jota, Matheus Dias e A. Sousa.
Treinador: Tiago Margarido