O Rio Ave FC rumou até Arouca para disputar o segundo jogo oficial da época.
No Rio Ave FC, todos os jogos são disputados com o objetivo de vencer e o grupo vilacondense demonstrou isso mesmo ao procurar controlar o jogo desde o primeiro minuto. Aliás, nos primeiros momentos da partida, o guarda-redes do FC Arouca teve de segurar um remate de Patrick. O grupo entrou confiante e foi aproveitando todas as oportunidades para se aproximar da baliza adversária.
No entanto, aos 24′, na sequência de um canto, Eboue Kouassi aproveitou a confusão na grande área e conseguiu estrear o marcador.
A formação vilacondense tentou responder e aos 27′ Ruiz assistiu para Fábio Ronaldo, que por sua vez meteu em profundidade para Hernâni, que rematou a poucos centímetros do poste esquerdo da baliza arouquense. Pouco depois, Hernâni voltou a aparecer na área, mas o remate não saiu enquadrado com a baliza.
Já com o tempo de intervalo a aproximar-se, Guga cobrou um canto e Amine tentou finalizar de cabeça, deixando Arruabarrena em alerta, até porque a bola passou a centímetros do poste esquerdo.
Na segunda parte, o Rio Ave FC deixou bem claro que a intenção era chegar rapidamente ao empate. André Pereira, que foi opção de Luís Freire para o arranque do segundo tempo, foi o autor de um remate perigoso, mas foi assinalado fora-de-jogo.
Hernâni, aos 60′, recebeu a bola na ala esquerda e fez um cruzamento que não encontrou finalização na grande área, mas a bola sobrou para Costinha que, com um remate forte, pôs o guardião adversário em sentido!
Aos 67′, o FC Arouca surpreendeu o conjunto verde e branco com um ataque rápido e Rafael Mujica conseguiu ampliar a vantagem da sua equipa para 2-0.
A formação orientada por Luís Freire não baixou os braços e continuou a procurar responder. Costinha apareceu na recarga de um lance iniciado por Hernâni, mas viu a bola bater no poste e, aos 73′, Guga ganhou a bola no meio campo, deixou em Boateng e este, com um remate meio enrolado, fez a bola passar muito perto da barra. Já em cima do fim do tempo regulamentar, novamente Boateng salta na grande área para marcar de cabeça, mas Arruabarrena consegue esticar-se para impedir o golo rioavista.
Até ao fim, a equipa do Rio Ave FC continuou à procura da concretização do golo, mas não foi feliz e acabou por falhar o acesso à fase de grupos da competição. Luís Freire, na flash interview, referiu que seria preciso mais tempo para a equipa responder, mas que “o resultado não espelha em nada aquilo que foi o jogo” e salienta a postura dos jogadores. “Nunca nos rendemos”, frisa.
Na primeira deslocação do Rio Ave FC nesta época 2023/2024, os adeptos fizeram questão de demonstrar que estão lado-a-lado com a equipa ao marcaram presença em Arouca.
Jogo no Estádio Municipal de Arouca
Árbitro: Flávio Duarte
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Eboue Kouassi (24′), Rafael Mujica (67′)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Costinha (22′), Rafael Fernandes (31′), Jason (72′), Galovic (75′) e Quaresma (84′).
FC Arouca 0
Arruabarrena, Tiago Esgaio, Rafael Fernandes, Galovic, Quaresma, Eboue Kouassi, Morlaye Sylla, Jason, David Simão, Cristo e Rafael Mujica.
Substituições: Jason por Bogdan Milovanov (75′), Ebuoe Kouassi por Uri (76′), Rafael Mujica por Lawal (88′), Morlaye Sylla por Pedro Santos (90+3′), Quaresma por Weverson (90+3′)
Suplentes não utilizados: João Valido, Thiago, Lawal, Uri, Yaw Moses, Bogdan Milovanov, Weverson, Bukia e Pedro Santos.
Treinador: Daniel Ramos
Rio Ave FC
Jhonatan, Costinha, Pantalon, Santos, Patrick William, Fábio Ronaldo, Amine, Guga, Zé Manuel, Hernâni e Leonardo Ruiz
Substituições: Zé Manuel por Joca (45′), Ruiz por André Pereira (45′), Hernâni por Boateng (71′), Patrick por Sávio (71′), Amine por Ventura (81′)
Suplentes não utilizados: Magrão, Vítor Gomes, Ventura, Joca, Sávio, Ukra, Boateng, Josué e André Pereira.
Treinador: Luís Freire