Menu

Estádio do Rio Ave Futebol Clube
Rua Dom Sancho I
4480-876 Vila do Conde

Telefone Geral
252 640 590

Rio Ave Store Estádio
Morada:
Rua D.Sancho I – Estádio do Rio Ave Futebol Clube
Horário:
9h30 às 12h30 e das 15h às 19h (terça feira a sexta feira)
10h à 13h e das 15h às 18h30 (sábado)

E-mail:
[email protected]

Na proa da caravela brilha a pérola asiática

Uma das grandes figuras da Liga NOS 2019/2020 tem sido, indiscutivelmente, Mehdi Taremi.

O iraniano conquistou o coração e admiração dos vilacondenses, e tem já um lugar reservado na história do Rio Ave FC.

Chegou numa fase adiantada da pré-época, mas cedo começou a dar nas vistas, demonstrando qualidades que justificaram a aposta neste internacional A pelo Irão, que foi treinado por Carlos Queiroz na selecção daquele país.

Estreou-se a marcar com a camisola verde e branca logo a 3 de Agosto (na vitória por 6-1 sobre a UD Oliveirense), mas o seu melhor cartão de visita chegou na 3ª jornada do campeonato, frente ao CD Aves. Hat-trick com nota artística na goleada (5-1) aos avenses, mas onde o avançado acabou por se lesionar.

Mehdi ainda jogou na vitória sobre o Sporting, em Alvalade, mas teve mesmo de parar quase um mês para recuperar convenientemente. Nada que demovesse a ambição do iraniano em desenvolver o seu futebol, ajudar a equipa e brilhar na Europa, como sempre foi o seu objectivo, pelo que rapidamente voltou aos relvados e a somar golos à conta pessoal.


Ao nível dos melhores da história

São já 14 golos no acumulado da época, 11 no principal campeonato português, e ainda 1 assistência para golo.

Fomos perceber o impacto dos números do avançado nesta temporada e no livro de recordes do Clube, nas suas 26 participações no campeonato principal português.

Mehdi é, actualmente, o 3º melhor marcador da Liga NOS, com 11 golos, só atrás de Carlos Vinícius (17) e Pizzi (15), embora estes tenham também mais jogos na prova.

Apenas por 3 vezes o Rio Ave FC teve jogadores seus a terminarem no top3 dos goleadores do campeonato. N’Habola estreou o feito em 82/83, com 20 golos, no 3º lugar. Evandro conseguiu feito semelhante em 03/04 (15), mas João Tomás elevou a fasquia com um 2º lugar em 2010/2011 (16 golos).

Por outro lado, Mehdi Taremi tem já o 5º melhor registo de golos de um jogador rioavista na Liga NOS. N’Habola, como já referido, chegou aos 20 golos, João Tomás aos 16, Evandro aos 15, Hassan e Hugo Henrique aos 12. O iraniano tem agora tantos golos quanto Chico Faria, em 86/87, mítico avançado português e pai de Fábio Faria, treinador-adjunto dos nossos Sub-23.

Faltando 6 jornadas para disputar no presente campeonato, até onde poderá ainda chegar Mehdi, que esta época foi eleito, no seu País, o ‘Leggionaire Player of the Year’, distinção da Federação Iraniana de Futebol, votada por público, júri e comunicação social, para o melhor jogador iraniano a atuar no estrangeiro. Foi já a terceira vez que Mehdi recebeu este prémio, tendo sido, de resto, o primeiro e único a recebê-lo por duas vezes, de forma consecutiva, em 2015-2016 e 2016-2017.

O futuro será risonho para o humilde, afável e bem-disposto Mehdi Taremi, e na caravela tem já lugar reservado no castelo da proa.