Um recorde que estava há mais de quatro décadas por quebrar. O Rio Ave FC, aos comandos de Luís Freire, conseguiu alcançar uma nova marca histórica ao terminar a época 2023/2024 com 12 jogos consecutivos sem perder – número que continua em aberto para a próxima época.
No passado, Félix Mourinho, em 1981/1982, numa época em que o clube vilacondense ficou como 5º classificado, tinha conseguido orientar a equipa por 9 jogos sem saber o que era o sabor da derrota. Carlos Carvalhal, num passado recente, em 2019/2020 igualou a marca anterior. Na referida época, o Rio Ave FC terminou em 5º lugar na tabela classificativa, tendo inclusive, batido o recorde pontual da sua história na I Liga.
Agora, em 2024, também Luís Freire ocupa um lugar na história do Rio Ave FC. Numa época de grandes desafios, o técnico teve o dom de manter o grupo unido em torno de um propósito comum, levando a caravela a bom porto. Os 12 jogos consecutivos sem perder levaram o Rio Ave FC ao 3º lugar do pódio desta estatística, ficando apenas atrás do SL Benfica e do Sporting CP.