Percurso de excelência!

É difícil olhar para os números e não sentir orgulho. Não apenas do presente, mas dum passado de afirmação e de crescimento que sustentam o Rio Ave FC europeu que acaba de viver a década de ouro da sua história de 81 anos.

Observar os últimos anos dos vilacondenses na 1ª Liga é perceber que o Rio Ave FC é já um Clube de dimensão nacional, que apresenta pergaminhos que o fazem pautar sempre nos primeiros lugares da classificação, e que assenta os resultados desportivos numa gestão coerente, competente, profissional e realista.

A recente qualificação europeia, fruto de mais um 5º lugar no campeonato, aumenta para 4 o número de vezes que o Rio Ave FC estará nos sorteios das competições europeias, num curto e restricto período de tempo de 6 anos.

Com efeito, a estreia registou-se em 2014, a 31 de Julho, com uma vitória frente ao IFK Gotemburgo, da Suécia, e a presença do Rio Ave FC na Europa aconteceria, a partir daí, sempre de 2 em 2 anos. A próxima, cumprindo já uma peculiar tradição, é em Setembro deste ano.

Mas os números dourados dos últimos anos têm ainda mais brilho se olharmos à evolução classificativa e pontual do Clube. De 2015/2016 para cá, o Rio Ave FC pautou-se sempre do 7º lugar para cima na tabela. Duas vezes num 7º posto, uma vez num 6º e duas vezes no 5º lugar, a melhor classificação de sempre do Clube, agora conseguida pela terceira vez (81/82, 17/18 e 19/20).

Também pontualmente há relevância na afirmação do Rio Ave FC na Liga NOS.

Esta temporada, os vilacondenses conquistaram uns históricos 55 pontos, mais 4 que o anterior recorde de 51. Desde 2014 que o Clube não desce, de resto, dos 43 pontos.

E salienta-se ainda a capacidade do Rio Ave FC em vencer em terreno adverso. Senão veja-se: em 19/20, dos 17 jogos disputados na condição de visitante, os rioavistas venceram 9, mais de 50% dos mesmos.

Aos números fantásticos das últimas temporadas desta segunda década do século XX, poder-se-iam ainda somar a valorização/potenciação de ativos (jogadores e treinadores). São tantos e tantos nomes que despontam para o futebol em Vila do Conde ou que relançam as suas carreiras no viveiro de excelência e qualidade em que se tornou o Rio Ave FC.

Notável. Frutos de um trabalho sério, consistente, que abrange os vários departamentos do Clube, dos jogadores às equipas técnicas, do Departamento Médico ao Departamento de vídeo-análise, do Rio Ave Rendimento aos técnicos de equipamentos, do staff técnico à Comunicação e Marketing, todos têm sido importantes no sucesso da verdadeira família que tem levado a caravela a bom porto, somando sucessos atrás de sucessos.

Afinal, o hino do Clube há muito previra. O Rio Ave FC é, de facto, muito nosso, sem igual.

Gráfico representativo da evolução classificativa e pontual do Rio Ave FC desde 14/15, além das épocas com participação na Liga Europa.