Projecção: Rio Ave FC vs Boavista FC (Liga Bwin)

Rio Ave FC e Boavista FC reeditam este domingo mais um dos grandes duelos do passado entre equipas próximas, habituadas a encontrarem-se na 1ª Liga.

Os dois emblemas já se defrontaram por 46 vezes, reflectindo a estatística uma vantagem rioavista, especialmente nos duelos em Vila do Conde. 13 vitórias, 6 empates e 5 derrotas para o Rio Ave FC no seu estádio fazem da sua casa talismã nas recepções à equipa do Bessa, que só venceu aqui duas vezes neste milénio.

O último embate deu-se na época passada, para a Taça de Portugal, e não podia trazer melhores memórias aos rioavistas. Então na 2ª Liga, a equipa de Luís Freire goleou as panteras por 4-0, golos de Zé Manuel, Guga e Gabrielzinho (x2), seguindo em frente na prova rainha com uma vitória que demonstrou enorme superioridade.

Uma história de confrontos que começou no já longínquo ano de 1967, então na 3ª Divisão, com uma vitória de 2-0 sobre o Boavista FC, no saudoso Campo da Avenida, mas que assume ainda maior saudade se lembrarmos N’Habola, histórico avançado luso-guineense que deixou a sua marca com um hattrick na goleada de 5-0 imposta pelo Rio Ave FC em 1982/1983, época em que foi o 3º melhor marcador do campeonato (20 golos), atrás de Fernando Gomes e Nené.

Amanhã, no Estádio do Rio Ave FC, joga-se a 12ª jornada da Liga Bwin, com Rui Costa na arbitragem e expectativa de boa casa no apoio à equipa verde e branca que procura a terceira vitória consecutiva no seu estádio.