Projecção: Rio Ave FC vs Portimonense SC (Liga Bwin)

Campeonato de regresso a Vila do Conde.

Depois da Taça de Portugal, o Rio Ave FC volta a encarar de frente a Liga Bwin para tentar manter registo vitorioso no seu domínio, depois do triunfo sobre o Santa Clara (1-0).

Luís Freire trabalhou a equipa ao longo duma semana longa (jogo é só segunda-feira) com um único resultado no pensamento. A vitória permite aos rioavistas galgar lugares na tabela e voltar a ocupar um lugar mais a meio da mesma, mas para tal é preciso superar um adversário que entrou a todo o gás no campeonato, o Portimonense SC, actual 7º classificado da prova com 15 pontos.

Apesar de um início fulgurante, a verdade é que os algarvios têm tantas derrotas quanto o Rio Ave FC (4) na competição, e não venceram nenhum dos últimos três jogos (dois do campeonato e um da Taça de Portugal).

Com Aziz a trabalhar condicionado durante a semana, e Joca lesionado, Luís Freire poderá promover alterações face à última partida da equipa.

Inspiração de Evandro e João Tomás

Recordar os duelos entre Rio Ave FC e Portimonense SC é recordar, por exemplo, o ‘bis’ de Evandro, em 2002/2003, numa vitória verde e branca por 3-2 à 26ª jornada da 2ª Liga, ou o mesmo registo conseguido por João Tomás, anos mais tarde, em 2012, noutro dos triunfos rioavistas. De resto, em 47 partidas entre os dois emblemas, apenas estes dois goleadores míticos da história vilacondense marcaram dois golos num jogo à formação algarvia. Um desafio lançado aos guerreiros do presente.

O Rio Ave FC leva vantagem nas recepções ao Portimonense SC. Em 23 duelos, venceu 14, empatou 3 e perdeu apenas 6, algo que não acontece, diga-se, desde 2007.

Para o jogo desta segunda-feira, às 20h15, está escalado o árbitro Bruno Costa, da AF Viana do Castelo.