O Rio Ave Futebol Clube terá equipa B já a partir desta temporada.
No seguimento da aposta que o Clube tem realizado na consolidação do seu projecto formativo e ascensório ao patamar mais alto, a equipa principal, esta época terá já em competição uma equipa ‘B’.
A criação desta formação surge no seguimento do convite realizado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que, assim, abre vaga para a entrada directa desta equipa no actual Campeonato de Portugal (CP), a terceira principal competição nacional.
O carácter dinâmico do CP, a criação prevista para 2021/2022 da 3ª Liga e a possibilidade de subida à Liga PRO, abrem um cenário de elevada competitividade que justificam esta aposta, permitindo à base de jogadores que habitualmente competia nos Sub-23, potenciar-se num contexto ainda mais exigente e, claro está, mais próximo do patamar da Liga NOS e da equipa principal.
Na liderança desta formação estará Pedro Cunha, treinador do Rio Ave FC, que orientou os Sub-23 nas duas últimas temporadas, estando assim habilitado a dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido com o grupo que, à data de suspensão dos campeonatos por força da pandemia da Covid-19, liderava o Apuramento de Campeão da Liga Revelação 19/20.
Por outro lado, os Sub-23 do Rio Ave FC continuarão o seu projecto naquela competição, sendo que José Gomes, que acompanhou Pedro Cunha anteriormente, será agora o treinador principal.
Para o presidente do Rio Ave FC, António da Silva Campos, este é um passo muito importante para o reforço da hierarquia competitiva do Clube, potenciando os seus ativos e abrindo novos horizontes.
“A criação da equipa B no Rio Ave FC, para competir já nesta nova temporada, foi um acto devidamente pensado e ponderado. Surge do convite formulado pela FPF, a quem agradecemos a confiança e reconhecimento pelo trabalho que temos vindo a realizar, por exemplo, com os nossos Sub-23, e da nossa vontade em abrir novos horizontes competitivos. Com efeito, a possibilidade de termos uma equipa B a competir no Campeonato de Portugal, coloca novos desafios aos jogadores mais jovens do Clube. É um contexto diferente, contra equipas que estão directamente envolvidas na luta pelo acesso ao futebol profissional, à Liga Pro, pelo que acreditamos ser um patamar de notável potenciação das qualidades técnicas dos nossos jogadores. Por outro lado, aproxima-os ainda mais da realidade competitiva da nossa equipa principal, complementando, com os Sub-23 e os Sub-19, o projecto de desenvolvimento e formação que definimos para o Clube nos próximos anos”.
Tanto a nova equipa B como a formação de Sub-23 do Rio Ave FC iniciam os seus trabalhos de pré-temporada já esta sexta-feira, com a realização de testes de detecção laboratorial à Covid-19.