Rio Ave FC entre os que mais aproveitam a formação

O CIES, Observatório do Futebol, divulgou recentemente mais um estudo que traz interessantes conclusões sobre um tema premente do futebol internacional: a utilização de jogadores formados no clube pelas respectivas equipas principais.

Ao longo dos anos, o Rio Ave FC tem fomentado o seu projecto desportivo com uma evidente aposta em jogadores que potenciou nos escalões mais jovens, como os sub23 ou sub19, sendo essa estratégia posta em evidência neste estudo do CIES, que coloca o Rio Ave FC como 6º clube em Portugal que mais tempo de utilização (10%) acumula entre os jogadores formados no clube, até à 11ª jornada da Liga Portugal Betclic.

Os jogadores Costinha e Fábio Ronaldo, habituais titulares no onze de Luís Freire, contribuem decisivamente para esta cotação, sendo que no caso de Costinha trata-se mesmo de um totalista com todos os minutos cumpridos esta temporada.

Os dois jogadores cumpriram pelo menos três épocas no Rio Ave FC, entre os 15 e os 21 anos, razão pela qual entram nos critérios utilizados pelo estudo do CIES. Jogadores como Ventura, Lomboto, Magrão ou Karseladze não entram nesta contabilização por terem períodos menores no Clube durante a sua formação. Caso contrário, a classificação do Rio Ave FC deveria ser superior.

À frente do Rio Ave FC neste ranking estão apenas, e por esta ordem, SL Benfica (25,9%), Boavista FC (23,7%), FC Porto (21,9%), Sporting CP (16,9%) e Vitória SC (14%).

No fundo da ‘tabela’ estão 6 clubes que não usaram qualquer jogador formado no clube: Portimonense, Estrela da Amadora, Casa Pia, Vizela, Moreirense e GD Chaves.

Números que espelham o aproveitamento do Rio Ave FC nos jogadores formados internamente e que colocam o Clube no top dos que mais o conseguem, no principal escalão do futebol nacional.

Confira o ranking completo do CIES na imagem abaixo, que contém a percentagem do tempo total de utilização que é preenchida por jogadores formados no clube, o número de jogadores utilizados por cada clube, a média de idades de cada plantel e o número de jogos realizados à data do estudo, na Liga Portugal Betclic.