Na recepção ao FC Porto, para a 20ª jornada da 1ª Liga, o Rio Ave FC deu excelente réplica ao actual terceiro classificado da tabela.
Os rioavistas viram os visitantes somar duas boas ocasiões de golo travadas por Miszta mas responderam de forma assertiva e eficaz com um golo de Clayton, aos 37 minutos, que levou o Rio Ave FC em vantagem para o intervalo.
Se no primeiro tempo a exibição de Miszta, premiada como a de melhor em campo, foi elemento diferenciador do encontro, a par da concretização acertada do melhor goleador do Rio Ave FC na presente temporada e terceiro no ranking de goleadores do campeonato, no segundo tempo a toada foi mais equilibrada.
Tanto que se sentiu mesmo que a vitória rioavista podia acontecer. Aos 73 minutos, Olinho deu corpo e alma à sensação de triunfo em Vila do Conde, aproveitando uma perda da defesa portista e concluindo bem face a Diogo Costa para o 2-1.
Não contava o Rio Ave FC com o golpe de felicidade de Otávio, aos 76 minutos, com um remate que parecia inofensivo a desviar em Andreas e a trair Miszta para o 2-2 final.
Ainda antes do apito final, Clayton e André Luiz tiveram oportunidades para deixar os muitos adeptos rioavistas sorridentes, contudo, também o FC Porto esteve perto de marcar não fosse uma falta providencial de Panzo a evitar que o isolado Samu fizesse estragos. Falta que deu mesmo em expulsão do regressado central inglês.
A igualdade ajusta-se ao jogo disputado entre Rio Ave e FC Porto, e deixa os rioavistas no 10º lugar da classificação, com 24 pontos.
No jogo desta segunda-feira, nota para a estreia absoluta de Nelson Abbey com a camisola verde e branca.
Na próxima ronda do campeonato, a equipa de Petit vai a Arouca.
Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: Gustavo Correia
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Clayton (37), Perez (51), Olinho (73) e Otávio (76).
Acção disciplinar: cartão amarelo a Otávio (49), Eustáquio (53), Martim Neto (61) e Varela (71). Cartão vermelho directo a Panzo (90+6).
Rio Ave FC 2
Miszta, Vrousai, Petrasso, Andreas Ntoi, Omar Richards, Tiknaz, Olinho, Martim Neto, Tiago Morais, Kiko e Clayton
Substituições: Nelson por Petrasso (67), André Luiz por Tiago Morais (67), João Novais por Martim Neto (68), João Graça por Olinho (81) e Panzo por Kiko (87).
Suplentes não utilizados: Matheus Teixeira, Vitor Gomes, Zoabi e João Tomé.
Treinador: Petit
FC Porto 2
Diogo Costa, Djaló, Nehuen Perez, Otávio, João Mário, Moura, Varela, Eustáquio, Gonçalo Borges, Rodrigo Mora e Samu
Substituições: Fábio por Eustáquio (66), Pepê por Gonçalo Borges (66), Namaso por Rodrigo Mora (76), Gul por Perez (84).
Suplentes não utilizados: Cláudio Ramos, Zaidu, Vasco Sousa, André Franco e José Pedro.
Treinador: Martin Anselmi