O Rio Ave FC deslocou-se ao terreno do Casa Pia AC para disputar a 15ª jornada da Liga Portugal Sabseg, com muita vontade de voltar às vitórias e reforçar o espírito de luta e união da família rioavista.
Do adversário não se esperava nada menos do que uma disputa acesa, olhos nos olhos, com a equipa do Rio Ave FC. Do nosso lado, os três pontos eram tudo o que desejávamos.
Na primeira metade da partida, o Rio Ave FC tentou impôr o seu jogo e conseguiu por algumas vezes chegar à baliza adversária. Exemplo disso foi o remate de Aziz, ao minuto 7′, que permitiu a defesa de Ricardo Batista, impedindo o primeiro golo da partida. No entanto, o Casa Pia AC estava determinado em manter a baliza a zeros e, por isso, dificultou bastante as tentativas de finalização do grupo vilacondense.
A turma de Luís Freire entrou melhor na segunda parte, com uma postura mais assertiva e agressiva, a conseguir ter mais posse de bola e a chegar mais vezes à grande àrea da equipa da casa. Apesar das tentativas de inaugurar o marcador estarem em crescendo, a bola parecia não querer entrar.
Mas a equipa de Vila do Conde caracteriza-se, não só mas também, pelo seu espírito de perseverança e, por isso, não desanimou e continuou a insistir! O festejo podia aparecer a qualquer momento. E apareceu! Aos 57′, na sequência de um canto marcado por Pedro Amaral, no meio do aglomerado de jogadores na grande área, surge Pedro Mendes nas alturas e que, de cabeça, atira a bola para o fundo das redes.
A vantagem deu um fôlego extra à equipa que, logo nos minutos seguintes, voltou a aproximar-se da baliza de Ricardo Batista. Do outro lado, a equipa da casa não estava satisfeita com a história que estava a ser contada e foi tentando mudar o rumo, mas sem sucesso. Aos 82′, o Rio Ave FC esteve perto de fazer o segundo golo pelos pés de Aziz, que viu o poste impedir novo festejo rioavista.
Ao longo dos 90 minutos, a equipa do Rio Ave FC contou com o apoio dos adeptos que se deslocaram até ao Estádio Pina Manique, e não se cansaram de puxar pelo grupo!
Pedro Mendes ganhou, sem surpresa, o prémio “Homem do Jogo” atribuído pela Liga Portugal, e salientou que “apesar de ter sido um jogo difícil, foi uma partida muito bem disputada, com um grande trabalho de equipa”.
Luís Freire reforçou a importância desta vitória. “Queríamos dar uma resposta forte. Na segunda parte conseguimos ter mais agressividade no jogo. Fomos iguais a nós próprios . Os jogadores conseguiram interpretar muito bem o jogo e estão de parabéns!”, disse na flash interview.
O Rio Ave FC volta a entrar em campo já esta quinta-feira, num jogo a contar para a Taça de Portugal, frente ao Belenenses SAD.
Jogo no Estádio Pina Manique
Árbitro: Manuel Mota
Ao intervalo: 0-0
Marcador: Pedro Mendes (57′)
Casa Pia AC
Ricardo Batista, Kelechi, Vasco Fernandes, Zolotic, Lucas Soares, Taira, Neto, Leonardo Lelo, Godwin Saviour, João Vieira e Jota
Substituições: Banjaqui por Taira (68′), Nuno Borges por Neto (68′), Camilo por João Vieira (80′), Sanca por Vasco Fernandes (80′), Hebert por Zolotic (86′).
Suplentes não utilizados: Lucas Paes, Derick Poloni, Galo e Ricardo Fernandes.
Treinador: Filipe Martins
Rio Ave FC
Jhonatan, Costinha, Santos, Renato Pantalon, Pedro Amaral, Joca, Guga, Vitor Gomes, Sávio, Aziz e Pedro Mendes.
Substituições: João Graça por Joca (74′), Sávio por Alhassane (81′), Ukra por Pedro Amaral (87′), Hugo Gomes por Pedro Mendes (87′).
Suplentes não utilizados: Leo Vieira, Ângelo, Rúben Gonçalves, Fábio Ronaldo e André Pereira.
Treinador: Luís Freire