Estádio do Rio Ave Futebol Clube Rua Dom Sancho I 4480-876 Vila do Conde
Telefone Geral 252 640 590
Rio Ave Store Estádio Morada: Rua D.Sancho I – Estádio do Rio Ave Futebol Clube Horário: 9h30 às 12h30 e das 15h às 19h (terça feira a sexta feira) 10h à 13h e das 15h às 18h30 (sábado)
Decorreu esta terça-feira, no Auditório Municipal de Vila do Conde, a Assembleia Geral Ordinária do Rio Ave Futebol Clube, prevista nos seus Estatutos, para a apreciação e votação do Plano de atividades e orçamento de base zero para a temporada 2024/2025.
Perante uma audiência de mais de sete dezenas de sócios, a Presidente Alexandrina Cruz abordou o quotidiano do Clube com realce para a recente transformação da Rio Ave FC SDUQ em Rio Ave FC SAD e para a aquisição de 80% do capital da sociedade pela RAH Sports Investments Limited.
“A nossa escolha recaiu sobre este investidor devido a um conjunto de factores: porque foi aquele que se prontificou a oferecer as melhores condições financeiras para a operação e que melhor iriam compensar o Rio Ave FC, tanto mais que o valor inicial estabelecido, que por si só já era superior, foi incrementado muito além do previsto, com um significativo investimento em infraestruturas.
Porque o contrato assinado prevê premissas importantes e, para nós, incontornáveis: a manutenção da nossa identidade e da nossa História; a manutenção, recuperação e até incrementação do nosso património; a garantia de que todo o investimento nesse património e outro fique sempre para o Clube; o interesse profundo na evolução e aposta da nossa formação”.
A Presidente do Rio Ave FC enalteceu ainda a performance desportiva das equipas do Clube ao longo da época 23/24.
“O futebol profissional tinha uma tarefa quase impossível: não tínhamos capacidade de investimento nem podíamos ter acesso a uma janela inicial de transferências. No final conseguimos a manutenção contra todas as expectativas dos mais negativistas.
Na formação conseguimos, sem investimento e sem poder inscrever jogadores, alcançar os objetivos desejados. Conseguimos recuperar os sub-15 para o escalão maior, tal como prometido.
No futebol feminino regressámos à 2ª Divisão Nacional e fomos campeões. No futsal fizemos uma campanha brilhante, alcançando o feito histórico de ir, pela primeira vez, a uma fase final da Taça de Portugal.
E isso só foi possível porque dentro e fora deste Clube há pessoas que trabalham e vivem o Rio Ave de uma forma incrivelmente dedicada e apaixonada. Tudo foi possível porque sócios e adeptos estiveram a dar todo o apoio”.
Plano de atividades e orçamento aprovados
No seguimento da Assembleia, e já depois da Presidente Alexandrina Cruz ter apresentado o Plano de actividades, António José Tinoco, contabilista certificado do Rio Ave FC, apresentou aos sócios o Orçamento de base zero para 24/25, documentos que mereceram quer do Conselho Fiscal, quer dos sócios presentes, aprovação expressiva, com apenas um voto contra entre todos os associados.
Foi ainda aprovado um voto de louvor, proposto pelo Conselho Fiscal, dirigido à Direcção, a todos os atletas, treinador, Direcção Técnica e a todos os colaboradores pelo seu excelente desempenho na época 23/24.
Cumprindo o desejo de proximidade com os sócios e o Clube, também a Rio Ave FC SAD se fez representar, estando presente o administrador Diogo Pinto Ribeiro, que se dirigiu pela primeira vez aos sócios do Rio Ave FC.
O administrador da sociedade enalteceu e agradeceu a forma como foi recebido no seio do Clube, bem como a estreita ligação com Alexandrina Cruz e Henrique Maia no Conselho de Administração.
Sobre o projecto que ora se inicia, referiu que o investidor pretende estar mais ativo no futebol profissional, “onde será realizado um maior investimento financeiro”, apresentando a criação do lugar de Diretor Técnico, por forma a potenciar a deteção de talento e a gestão dos atletas.
Sublinhou a ambição de, futuramente, o Rio Ave FC criar anualmente histórias de sucesso com jogadores formados no Clube a atingirem a Equipa A, reforçando a intenção da SAD em investir a breve prazo na melhoria do Estádio e da Academia.
“O nosso negócio é ganhar, criando histórias de sucesso e talento, fazendo com que o Clube seja mais atractivo e tenha mais sócios e adeptos”, rematou.