Depois de uma vitória expressiva na última jornada, o Rio Ave FC tinha como objetivo claro voltar a lutar pelos 3 pontos. Do outro lado estava um SC Braga que já se sabia que ia dificultar a vida aos verdes e brancos e procurar aumentar a distância de apenas 1 ponto na tabela classificativa.
A equipa orientada por Pedro Cunha entrou em campo concentrada e a tentar controlar o jogo mantendo a serenidade. Os vilacondenses foram estando por cima, a conseguir chegar à baliza adversária mais vezes e com mais critério. Aos 24′, o Rio Ave FC conseguiu chegar à vantagem através de uma grande penalidade, cobrada por Zoabi. Depois do golo, a equipa continuou à procura de aumentar o resultado e a criar situações de perigo.
Já em cima do intervalo foi assinalado um penálti a favor do SC Braga, mas Pedro Virginia, guardião rioavista fez uma estreia de sonho (que acabou por sofrer uma reviravolta, mas já lá vamos) e fechou a baliza do emblema vilacondense.
No segundo tempo, o Rio Ave FC voltou à carga. Aos 53′, Tim conseguiu furar a área e rematou para a defesa do guarda-redes minhoto.
Aos 58′, Rodrigo Abreu, do SC Braga, vê o segundo amarelo e deixa a equipa adversária reduzida a 10 elementos. Momentos depois, Zoabi voltou a protagonizar um momento de perigo, mas a bola acabou por sair por cima.
Aos 76′, Ferna tirou dois adversários da frente e assistiu para Pedro Teixeira que não desperdiçou a oportunidade e fez o 2-0.
A praticamente 10 minutos do fim, Pedro Virginia sai da área para impedir a continuação do lance adversário e acaba expulso, num momento agridoce depois de uma exibição exemplar – gerando indignação e protestos no banco rioavista. Vasco salta do banco para o substituir.
O SC Braga encontrou na expulsão um balão de oxigénio e viu a sua oportunidade para tentar reduzir o marcador, mas sem sucesso.
Os últimos minutos, já com as emoções à mistura, foram intensos, mas o resultado manteve-se e a vitória do Rio Ave FC foi mais do que justa.
LIGA REVELAÇÃO
Rio Ave FC 2 – 0 SC Braga
11 INICIAL: Pedro Virgínia, Joaquim Marques, Filipe Azevedo, João Pimenta, Karseladze, Pedro Teixeira, Valentim, Luís Silva, Zoabi, Ferna e Chukwudi.
Substituições: Zoabi por Bacari (67′), Ferna por António (76′), Luís Silva por Mariano (76′), Tim por Quim Menal (82′) e Chukwudi por Vasco (82′).
Não utilizados: Diogo Morgado, Pedro Silva, Patiras, Afonso Campos, Samu, Nathan Fernandes.