O vento fez-se de convidado inesperado na tarde solarenga deste domingo e foi artista principal do duelo entre Rio Ave FC e Vitória SC.
Condicionando sobremaneira as duas equipas, foi, porém, a equipa vilacondense que melhor contrariou a adversidade e, mesmo contra a força do vento, operou as melhores oportunidades do primeiro tempo.
Costinha de cabeça (9’) e com um remate de longe (15) protagonizou os primeiros avisos à baliza de Varela mas foi Ruiz quem mais perto esteve do golo. Após cruzamento de Paulo Vitor ao segundo poste, o colombiano respondeu de cabeça mas a bola foi à figura do guardião vitoriano.
Do lado forasteiro apenas um remate mais perigoso de Jota Silva, que obrigou Magrão a ir ao relvado para defender para canto. Magrão que, sublinhe-se, cumpriu esta tarde a sua estreia absoluta na 1ª Liga. O guardião já se tinha estreado pela equipa principal na Taça de Portugal mas hoje, aos 22 anos, fez o primeiro jogo no principal escalão.
Na segunda metade, e com o encontro ainda equilibrado, o Vitória SC chegou ao golo de bola parada. O pontapé de canto é desviado ao primeiro poste e encontra sozinho Handel, no segundo, para encostar fácil sem oposição.
A resposta rioavista não se fez tardar e Guga, aos 59 minutos, atirou um remate potente que Varela ainda desvia com a ponta dos dedos, fazendo o esférico rasar o travessão.
Os guarda-redes passaram depois um longo período sem trabalho e foi o Rio Ave FC quem, num assomo final, esteve perto do empate.
Hernâni, aparecendo solto ao segundo poste, procurou corresponder de cabeça ao cruzamento de Ukra, mas o desvio foi direto às malhas laterais.
Resultado penalizador para o Rio Ave FC, que foi a equipa com mais bola, mais remates, mais oportunidades de golo, mas que foi perdulária no que criou, face a um Vitória SC eficaz e que foi muitas vezes uma equipa expectante no jogo.
Destaque para a homenagem do Rio Ave FC aos jovens das suas equipas de Sub-7, Sub-8, Sub-9 e Sub-10, no intervalo do jogo, por terem sido campeões de série nos seus escalões, sem derrotas. O presidente António da Silva Campos e o vice-presidente Paulo Calhão entregaram diplomas de mérito a todos.
Faltam agora duas partidas para o final da Liga Portugal Bwin. O Rio Ave FC visita o terreno do Paços de Ferreira, na ronda 33, que se disputa domingo, às 18h.
Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: Miguel Nogueira
Ao intervalo: 0-0
Marcador: Handel (55)
Acção disciplinar: nada a registar.
Rio Ave FC 0
Magrão, Costinha, Pantalon, Santos, Patrick William, Paulo Vitor, Amine, Guga, Miguel Baeza, Boateng e Ruiz.
Substituições: Miguel Baeza por Hernâni (60), Patrick William por Sávio (72), Ruiz por Ukra (72), Amine por Samaris (82) e Paulo Vitor por André Pereira (82).
Suplentes não utilizados: Jhonatan, Miguel Nóbrega, Vitor Gomes e Jorge Karseladze.
Treinador: Luís Freire
Vitória SC 1
Bruno Varela, Tounkara, Amaro, Mikel, Miguel Maga, Afonso, Handel, Tiago Silva, Jota, Johnston e André Silva
Substituições: Miguel Maga por Bruno Gaspar (46), Jota por Safira (66), Handel por Dani Silva (66), Mikel por Jorge Fernandes (72) e Tiago Silva por Zé Carlos (82)
Suplentes não utilizados: Rafa, Nélson da Luz, Matheus Índio e Anderson.
Treinador: Moreno