O Rio Ave FC perdeu esta noite diante do FC Porto na penúltima jornada da Liga NOS.
Este desaire, depois dos resultados da tarde, dos adversários directos na luta pela permanência, coloca os rioavistas em 16º lugar, em pleno play-off de despromoção.
A atitude da equipa de Miguel Cardoso foi de grande bravura e levou o jogo para intervalo com um 0-0 no marcador.
Carlos Mané até teve crucial oportunidade para visar a baliza de Marchesin mas chegou tarde à assistência primorosa de Gelson Dala, enquanto Santos, na sequência de um pontapé de canto, assustou o guardião visitante com um cabeceamento de cima para baixo que passou ligeiramente ao lado.
Os portistas também assustaram Kieszek mas o melhor que conseguiram foi um cruzamento de Mehdi Taremi que ainda bateu no travessão e um tiro de Toni Martinez à figura do guarda-redes do Rio Ave FC.
Na segunda parte, o primeiro sinal de perigo foi dos rioavistas, com Carlos Mané, de cabeça, a atirar um pouco acima da barra.
O FC Porto surpreendeu o Rio Ave FC em três minutos. Toni Martinez apontou o primeiro golo da partida e pouco depois foi Luis Diaz a fazer o segundo.
Resposta tímida dos rioavistas que viram Gabrielzinho procurar Gelson Dala na área mas o cruzamento saiu com aba larga demais.
Aos 68’ o FC Porto fechou as contas do encontro com golo de Sérgio Oliveira.
A equipa verde e branca mostrou grande tenacidade e resiliência para se manter ligada ao jogo e na reta final ainda viu Meshino obrigar Marchesin a defesas apertadas em duas ocasiões.
As contas estão agora mais difíceis para o Rio Ave FC que parte para a última jornada a necessitar da vitória para conseguir aspirar à permanência directa, sabendo que tal não depende agora só de si.
O jogo da Madeira, em casa do CD Nacional, é o jogo do ano e completamente decisivo para os rioavistas, tal qual uma final. Vamos conseguir!
Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: Rui Costa
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Toni Martinez (56), Luis Diaz (59) e Sérgio Oliveira (68)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Toni Borevkovic (31), Pedro Amaral (83), Gabrielzinho (86) e Matheus Uribe (88).
Rio Ave FC 0
Kieszek, Ivo Pinto, Toni Borevkovic, Santos, Nelson Monte, Pedro Amaral, Filipe Augusto, Tarantini, Carlos Mané, Rafael Camacho e Gelson Dala
Substituições: Rafael Camacho por Gabrielzinho (41), Nelson Monte por Junior Brandão (64), Tarantini por Guga (64), Carlos Mané por Meshino (72) e Gelson Dala por Anderson (72).
Suplentes não utilizados: Leo Vieira, Francisco Geraldes, Costinha e Sávio.
Treinador: Miguel Cardoso
FC Porto 3
Marchesin, Pepe, Diogo Leite, Luis Diaz, Matheus Uribe, Mehdi Taremi, Grujic, Manafá, João Mário, Otávio e Toni Martinez
Substituições: Mehdi Taremi por Sérgio Oliveira (67), Otávio por Nanu (73), Grujic por Marcano (82) e Toni Martinez por Felipe Anderson
Suplentes não utilizados: Diogo Costa, Romário Baró, Evanilson, Fábio Vieira e Francisco Conceição.
Treinador: Sérgio Conceição