“Ás Quintas é Sobre Saúde no Desporto”

A sala estava cheia para participar da primeira sessão do ciclo de conferências “Às Quintas é Sobre Saúde no Desporto”. A Nutricionista da Federação de Ténis, Andreia Santos, e o Treinador do Rio Ave Futebol Clube, Nuno Espírito Santo foram os oradores.

A sessão começou com uma apresentação do Presidente do Rio Ave Futebol Clube, António Silva Campos, que começou por afirmar que o Rio Ave congratula-se de organizar estas iniciativas e indicou que atividades como esta “mostram um Rio Ave a apostar no futuro, através de um filosofia de abertura em relação aos problemas do desporto”.

A primeira palestrante, Andreia Santos, tomou então a palavra para abordar “A Alimentação do Atleta”. Ligando os aspetos nutricionais às questões aos índices de desempenho físico e motivação, a nutricionista seguiu com uma série de conselhos práticos para atletas e equipas técnicas e médicas.

Entre as várias questões abordadas destacam-se as necessidades alimentares e de hidratação antes e depois de um treino ou competição.

O Mister Nuno Espírito Santo começou a sua intervenção tentando responder à questão colocada pelo Médico do Rio Ave Futebol Clube, Dr. Basil Ribeiro que o desafiou a esclarecer o que é que o treinador espera e precisa da equipa médica.

Nuno Espírito Santo começou por afirmar que é necessário existir uma relação próxima entre as equipas técnica e médica, destacando o trabalho de prevenção e previsão realizado em conjunto. O treinador destacou ainda a importância de os jogadores confiarem plenamente na equipa médica, pudendo dessa forma ir para o relvado seguros de que estão protegidos e aptos para o seu trabalho.

No final, durantes o debate entre os oradores e a plateia, houve espaço para algumas palavras sobre a morte súbita no desporto. O Dr. Basil Ribeiro esclareceu que estas situações são inevitáveis e imprevisíveis na totalidade. Alertando para o facto de que a morte súbita no desporto, nomeadamente os quatro casos que ocorreram na semana anterior, são um problema mediático e não uma situação de saúde pública.

Á saída da primeira sessão, onde os participantes pré-inscritos puderam levantar o seu certificado de presença, os participantes ficaram também a par da próxima sessão agendada para 12 de dezembro. “O Frio e a Prevenção de Hipotermia” vão ser temas abordados pelo médico do Rio Ave Futebol Clube, Dr. Basil Ribeiro, enquanto António Dias, preparador físico do Rio Ave Futebol Clube, vai abordar “A prevenção de Lesões”.